Restauraao complxo monumetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
UNOESC CAMPUS XANXERÊ

Lucas Lorenzoni

ANALISE DE INTERVENÇÃO
COMPLEXO MONUMENTAL DA FACULDADE DE MEDICINA

XANXERÊ
2012

Restauração do ComplexoMonumental da Faculdade de Medicina
O Projeto de Restauração do Complexo Monumental da Faculdade de Medicina teve a iniciativa aprovada pela Lei Rouanet, na modalidade de mecenato, e conta com opatrocínio da Petrobras. Fazem parte do projeto de recuperação da estrutura física da Ala Nobre (parte frontal do imóvel), de prédios anexos, móveis, pinturas murais, quadros, além de serviços depaisagismo nos pátios externos e conclusão das obras na Ala Nordeste.
A analise feita será parte da Ala Nobre, onde se encontra o Salão Nobre, uma das etapas concluídas deste grandioso processo derestauro. Salão este de beleza unica.

Complexo Monumental da Faculdade de Medicina
Fonte: Monumentodamedicina
Restauração do Salão Nobre do Complexo Monumental da Faculdade de Medicina.
Depois de umestudo minucioso feito pela UFBA em parceria com a Fapex - Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão, foram detectados os problemas, tais como:
* Infiltrações ;
* Telhas danificadas;
*Fissuras;
* Desgaste da pintura ;
* Janelas danificadas;

1- Analise de Intervenção

A recuperação começou pelo teto, substituindo o madeiramento e telhas danificadas, instalando sistema dedrenagem pluvial, alem de uma nova impermeabilização. Como podemos comprovar nas imagens um e dois, o estado da cobertura estava bem critico.

Imagem 1 e 2
Fonte: Monumentodamedicina

Por se tratarde um acréscimo, o sistema pluvial implantado não oferece nenhum tipo de descaracterização respeitando assim todas as partes interessantes do edifício e seu equilíbrio arquitetônico, assim como diz oartigo 13° da carta de Veneza, e por possuir grande importância na conservação do edifício.(fig. 3)

Imagem 3
Fonte: Monumentodamedicina


Após a recuperação da cobertura...
tracking img