Transporte coletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 APRESENTAÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar alternativas para melhorar o transporte público no município de Ribeirão Preto/SP, visando superar as deficiências dos sistemas atualmente disponíveis para o uso em deslocamentos humanos dentro do espaço urbano. A observação do crescimento desordenado da cidade e os reflexos relacionados a concentração populacional nos grandescentros vão encontro à necessidade emergente deste município de buscar alternativas que possibilitem melhorar amplamente não somente a qualidade do transporte coletivo mas também o trânsito de maneira geral.

Tendo por base que as políticas de transporte adotadas nos últimos tempos não atendem as necessidades da população, principalmente para as pessoas que não tem acesso a meios próprios delocomoção, entendemos que o apontamento de propostas utilizando exemplos de soluções adotadas em outros municípios e até mesmo em outros países, torna-se hoje uma prioridade para a cidade de Ribeirão Preto/SP.

Fatores como o aumento gradativo da demanda, contrapostos aos baixos níveis de serviço dos transportes públicos, além da distribuição irregular de acessibilidade, uso inconseqüentedos meios próprios de transporte, refletem no que acostumamos vivenciar em nosso dia-a-dia como, por exemplo, os congestionamentos ocorrendo a qualquer tempo, poluição ambiental e a invasão dos espaços coletivos tornaram-se conseqüência do trafego inadequado.

Em análise dos métodos disponíveis de uma pesquisa feita no município de São Paulo em 1997 (Estudo avançado, vol. 11, n.º 29 SãoPaulo Jan./Abr 1997), observamos que as mesmas tem sido utilizadas para reproduzir as desigualdades, orientando um crescimento urbano ineficiente nos aspectos ambientais e de exclusão em termos sociais. As idéias propostas tem por objetivo ultrapassar as limitações destas análises citadas e demonstrar que há soluções possíveis de serem aplicadas no intuito de propor melhorias relacionadas nãosomente ao transporte público, mas na qualidade de vida e no bem estar social diretamente relacionado.




Considerando os levantamentos realizados, que tratam enfaticamente e avançadamente as questões relacionadas especificamente sobre transporte público, optamos por reunir, pontuar e sistematizar as citações isoladas sobre o tema, para apresentarmos elementos metodológicos relacionadosao objeto do estudo.




Dentre os direitos dos usuários de transporte público, a proposta de planejar, organizar e fiscalizar o transporte coletivo, inclui a informação, nos pontos de embarque e desembarque, sobre horários, itinerários, tarifas e modos de integração com outras modalidades de transporte. O texto publicado no site oficial da Câmara dos Deputados no dia 11de Março de 2010, Ano 11 – n.º 2418, também assegura aos cidadãos participar do planejamento, da fiscalização e da avaliação dos serviços. Para assegurar essa participação da sociedade civil, a Política de Mobilidade Urbana deverá instituir órgãos colegiados, ouvidorias, audiências e consultas públicas, além de procedimentos sistemáticos de comunicação (AMIN A., 2010, p.1).




Afalta de orientação dos cidadãos sobre a Política de Mobilidade Urbana, deixa a sociedade vulnerável a má qualidade no transporte publico, seja pela omissão em relação à cobrança do que lhe é de direito ou pelo próprio desconhecimento. Apesar de tratar-se de uma incumbência atribuída ao poder público as competências relacionadas a planejar, organizar e fiscalizar o transporte, sabemos que é direito detodos exigir que seja oferecido um transporte público digno e com qualidade.



Um dos maiores desafios do planejamento de transportes nos países em desenvolvimento é viabilizar politicamente a redistribuição do espaço e de circulação. A mudança mais profunda deveria vir da re-apropriação do espaço pelos papéis mais numerosos e vulneráveis, como os de pedestre,...
tracking img