Taoismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
SEI














TAOISMO












Itacoatiara/AM
2008
ANTÔNIA NUNIS
CARLA FRANCO
ELIENE ARAÚJO ROLIM
JOELMA DE OLIVEIRA ROLIM
JORGEANIA CORDEIRO
KARLÉM KRYSLLEM FONSECA DE SOUSA









TAOISMOTrabalho apresentado a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, da disciplina Cultura Religiosa, exigido pela Profª Tutora Suelen Maia da Costa Lima, para obtenção parcial de nota na disciplina.





Itacoatiara/AM
2007
SUMÁRIO

1. Texto 1 – ................................................................ 4
2. Texto 2 –................................................................. 6
3. Texto 3 – ........................................ 7
4. Texto 4 – ............................................................................. 9




























APRESENTAÇÃO


Dentre as correntes filosóficas dominantes no Extremo Oriente, o Taoísmo é, sem dúvida, a mais complexa e a que melhor expressa a cultura e opensamento da civilização chinesa.
Atribui-se a criação do Taoísmo à figura de Lao Tsé, um homem muito sábio que teria sido contemporâneo de Confúcio, porém a pouca informação histórica que dele nos resta não nos permite comprovar se a história de sua vida é real ou fantasiosa.


















































A ORIGEMA origem do Taoísmo ou pelo menos dos seus princípios fundamentais é atribuída aos ensinamentos do mestre chinês Lao Tse (velho mestre) um contemporâneo de Confúcio que viveu entre 604 e 517 a.C. . Sendo contemporâneo de Confúcio também Lao Tse viveu numa época de extrema tirania e violência a que se opunha ferozmente isto, levou-o a abandonar um cargo governativo que ocupava e a dirigir-separa a fronteira com o Tibete, rezam as lendas que quando se preparava para a atravessar a fronteira foi reconhecido por um amigo da guarda imperial que lhe disse que só o deixaria passar se Lao Tse escrevesse os seus ensinamentos num livro. Após três dias Lao Tse dirigiu-se ao amigo e entregou-lhe um livro a que chamou Tao te Ching (O caminho e princípios morais) no qual ensinava uma filosofia devida ao povo. Após isto o guarda deixou passar Lao Tse que nunca mais voltaria à China.



O LIVRO SAGRADO “TAO TE CHING”


Segundo a história, Lao Tsé, agora com 80 anos, regressou após três dias com os ensinamentos escritos em um pequeno livro com aproximadamente 5.500 palavras. Ele o denominou de “Tao te Ching”, o “Caminho e seu Poder” ou o “Caminho e Princípios Morais”. Logoapós, ele montou em um búfalo e partiu para nunca mais voltar. Lao Tsé foi canonizado pelo imperador Han entre os anos 650 e 684 a.C. Segundo a história, ele morreu no ano 517 a.C.
Uma das facetas do “Tao te Ching” é ensinar ao povo como resistir às terríveis calamidades comuns na China. Ele diz que a pessoa deve sempre permanecer em um nível baixo, sem nenhuma ambição, e sem desejarsobressair sobre qualquer circunstância, a fim de sobreviver.
O Taoísmo religioso (Tao Ciao) surgiu na dinastia do imperador Han, no século II. Tchuang-tseu, um discípulo de Lao Tsé e filósofo chinês, que morreu no princípio do século III, desenvolveu e proliferou os ensinamentos de seu mestre.Tchuang-tseu escreveu uma média de 33 livros sobre a filosofia de Lao-Tsé, que resultou na composição de1.120 volumes, os quais formam o Cânon Taoísta. Ele acreditava que o “Tao-te-Ching” era a fonte da sabedoria e a solução para todos os problemas da vida.
Para compreender a filosofia do Taoísmo, vejamos o que Tchuang-tseu pronunciou quando sua esposa morreu:
“Como posso me comover com sua morte? Originalmente ela não tinha vida, nem forma, e nem força material. No limbo da existência e...
tracking img