Trabalho mizukami

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDSON VAZ EDUARDO





































ENSINO: AS ABORDAGENS DO PROCESSO































Aquidauana/MS

2012


EDSON VAZ EDUARDO

























ENSINO: AS ABORDAGENS DO PROCESSO

















Trabalhoelaborado pelo acadêmico Edson Vaz Eduardo, do 1º Semestre do Curso de Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, para a Disciplina Fundamentos de Didática, sob responsabilidade da Profª Me. Andréa Marques Rosa.

















Aquidauana/MS

2012



Introdução






1 Abordagem Tradicional



1.1 Características GeraisSegundo Mizukami (1986), a abordagem tradicional não é uma teoria, trata-se apenas de uma prática educativa que foi transmitida por gerações. A autora aponta que, esta abordagem prioriza o modelo, o especialista, o programa e o professor, considerando-os como os elementos mais importantes do processo. Mizukami (1986) aponta que, o aluno não recebe atenção no processo de ensino-aprendizagem, suafunção é apenas seguir as prescrições dos professores.



1.2 Homem



De acordo com Mizukami (1986), o homem é considerado uma “tabula rasa”, adquirindo conhecimentos apenas quando na escola. O homem, segundo a autora, aprende os conteúdos considerados importantes, sem questioná-lo, e, mais tarde, após aprender esses conteúdos, o homem está apto a transmiti-lo para quem ainda não osconhece.



1.3 Mundo



Mizukami (1986) aponta que, para ensinar coisas relacionadas ao mundo não são utilizadas as experiências do individuo que já está inserido no mundo. Na escola, olha-se para o mundo como se fossemos externos a ele. Segundo a autora, para conhecer o mundo, o homem precisa adquirir conhecimentos científicos e tecnológicos, ideias e raciocínios na escola.



1.4Sociedade-cultura



Segundo Mizukami (1986), na abordagem tradicional, a escola transmite o que a sociedade deseja que seja transmitido. Assim, podemos observar que, nesta abordagem que o autoritarismo tem origem em uma sociedade também autoritária. Mizukami (1986) aponta que, na abordagem tradicional sobressaia-se a hierarquização de acordo com os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Aaquisição de conhecimentos era verificada por provas que poderiam resultar na aprovação ou reprovação do individuo.



1.5 Conhecimento



Mizukami (1986) explica que, acredita-se, nesta teoria, que o conhecimento é acumulado pelo aluno, partindo-se do mais simples para o complexo. De acordo com a autora, há uma transmissão do conhecimento que deve ser memorizado pelo aluno, sem preocupar-se com ocomo o aluno está adquirindo esse conhecimento.



1.6 Educação



Para Mizukami (1986), a abordagem tradicional aborda a educação como um produto, sem preocupações com o processo de ensino e aprendizagem, pois, os modelos estão prontos e cabe aos alunos segui-lo.



1.7 Escola



Mizukami (1986) aponta que, a escola, na abordagem tradicional, é o local onde deve acontecer aeducação. Segundo a autora, a escola acaba assumindo um papel utilitarista, valorizando os resultados.



1.8 Ensino-aprendizagem



Segundo Mizukami (1986), na abordagem tradicional, o ensino e a aprendizagem são caracterizados por uma sala de aula em que os alunos são ensinados pelo professor, que é detentor de todo o conhecimento. De acordo com a autora, este tipo de ensino podecaracterizar a formação de indivíduos com reações estereotipadas devido ao ensino de transmissão com base em modelos.



1.9 Professor-aluno



Na abordagem tradicional, de acordo com Mizukami (1986), o professor é a figura central do processo de ensino-aprendizagem. As autoras afirmam que, o professor transmite os conhecimentos e possui a autoridade de sala de aula. Aos alunos cabe memorizar...
tracking img