Tendencias pedagogicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Considerando o processo de ensino aprendizagem que está integrado à sociedade e à cultura, citaremos em nosso trabalho abordagens desse tipo de ensino. Foi feita nesse estudo uma análise comparativa tanto dos pontos comuns, como dos diferentes, pertinentes à diversas abordagens teóricas que procuram explicar o processo de ensino aprendizagem.
Esse estudo nos mostra o papel doeducador, e sua importância nas atividades de ensinar e aprender, mostra abordagens e concepções que colaboram na construção de uma escola que fuja dos moldes e da elitização, onde se desenvolvam aulas que não sejam focadas somente no aprender a fazer, mas que haja uma intervenção planejada do professor em relação ao conhecimento por trás do fazer, além dos valores e atitudes envolvidos nas práticas doprocesso de ensino aprendizagem.
Dentro desse estudo vale esclarecer que, o processo de ensinar, que exprime uma atividade, e aprender, que envolve certo grau de realização de uma determinada tarefa.
O presente estudo somente analisa e compara os referenciais teóricos do processo de ensino e aprendizagem em quatro aspectos: escola, aluno, professor e o processo de ensino e aprendizagem. Dosdiversos autores que analisam e compararam as abordagens, nosso enfoque será em Mizukami e Libâneo, que classificam as correntes teóricas com critérios diferentes.












ABORDAGEM TRADICIONAL

Essa abordagem explica uma pratica educativa onde é verificada a evolução da aprendizagem durante anos, este tipo de abordagem inclui tendências e manifestações diferenciadas.
Mizukami(1986, p.8), enfatiza que ao ver do educador Snyders, esse ensino tradicional é de forma verdadeiro, onde tem a função de conduzir o aluno até o contato de grandes atualizações na aprendizagem, e ela concorda com esse conceito.
Para ela o ensino Tradicional tem como primado o objeto, o conhecimento, e dele o aluno deve ser um simples depositário. A escola deve ser o local ideal para transmissãodesses conhecimentos que foram selecionados e elaborados por outros.
Já Libâneo em didática (1994), identifica que essa abordagem trata-se de uma pedagogia liberal em sua versão conservadora, enfatizando que o papel da escola é de formação intelectual e moral dos alunos, para que estes possam assumir o seu papel na sociedade.
Enquanto Mizukami acredita que, o conhecimento atribui-se aosujeito um papel insignificante na elaboração e aquisição do conhecimento. Ao indivíduo que está "adquirindo" conhecimento compete memorizar definições, anunciando leis, sínteses e resumos que lhes são oferecidos no processo de educação formal, Libâneo mostra que esse conhecimento trata de uma pedagogia liberal que se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno éeducado para atingir, pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa.
Para Mizukami(1986,p.11), entende-se que a educação é caracterizada como transmissão do conhecimento e restrita á ação da escola, durante o período em que o aluno fica na escola, ele confronta com modelos que lhe poderão ser úteis no decorrer da sua vida, pois a abordagem tradicional segundo Mizukami nesse mesmocapitulo aborda que, é caracterizada pela concepção de educação como um produto, já que os modelos a serem alcançados estão pré-estabelecidos, daí á ausência de ênfase no processo.
Mizukami( 1986,p.12), diz que a escola é o lugar primordial onde se realiza a educação, mas não é considerada como vida, mas, sim, como fazendo parte dela, onde o professor deve ser mediador do aluno e os modelos.
Uma dasdecorrências do ensino tradicional segundo Mizukami(1986,p.13), já que a aprendizagem é fruto de informações e de demonstrações transmitidas, é a que propicia a formação de reações estereotipadas, de automatismos, denominados hábitos muitas vezes isolados, muitos alunos que adquiriu o habito ou que “aprendeu”, apresenta com freqüência uma compreensão não tão completa.
Em relação ao aluno...
tracking img