Trabalho decente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE 4
2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES 4
2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT 4
2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 4
2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 4
2.7ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS 4
3 CONCLUSÃO 5
4 BIBLIOGRAFIA ....................................................................................................6
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver conhecimentos sobre o tema proposto (TRABALHO DECENTE), que vem a ser o trabalho digno e não escravo, um trabalho que se dignifica por oferecer boascondições para o trabalho juntamente com rendimentos justos.
Todos devemos nos empenhar para mudar o modo em que as organizações tratam seus funcionários, tornando-as organizações que andam juntas com a responsabilidade social.

DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE

TRABALHO: ato ou jeito de trabalhar; exercício material ou intelectual para fazer ouconseguir alguma coisa; ocupação em alguma obra ou ministério, esforço, labutação lida, luta. (Fonte: Dicionário Michaelis Moderno, 2009).
DECENTE: adequado, próprio; conveniente, decoroso, honesto. (Fonte: Dicionário Michaelis Moderno, 2009).
Então podemos definir que trabalho decente como uma condição de trabalho dentro de padrões mínimos, que garante os direitos dos trabalhadores. Onde otrabalho é produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, igualdade e segurança, garantindo assim vida digna, assim permitindo que essas pessoas tenham condições de suprirem as suas necessidades pessoais e familiares sejam elas alimentares, educação, saúde, moradia e segurança. É uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, agarantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
Podemos dizer também que trabalho decente é um trabalho de qualidade, que respeita os direitos fundamentais do trabalhador, que garante proteção social quando não possa ser executado por motivo de doença, acidente, desemprego e outros e que possa assegurar renda para a sua aposentadoria, pois ele acima de tudo diz respeitoa dignidade humana.
Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a noção de trabalho
decente se copia em quatro estratégias. Respeito as normas internacionais do
trabalho, em especial aos princípios e direitos fundamentais do trabalho, frisando em especial os princípios e direitos fundamentais do trabalho (liberdade sindical e reconhecimento do direito de negociação coletiva, eliminaçãode todas as formas de trabalho forçado, abolição efetiva do trabalho infantil, eliminando todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação).
Promoção do emprego de qualidade.
Extensão da proteção social.
Diálogo social.

2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE

O Brasil passou a ter compromisso com a OIT a partir dejunho de 2003, após a assinatura do presidente Luis Inácio Lula da Silva juntamente com o diretor geral da OIT Juan Somarra, com isso tornando uma prioridade política para o governo brasileiro.

Foi levada em consideração para definir as prioridades que estruturam a Agenda Nacional de Trabalho Decente os eixos programático previstos no plano plurianual (PPA) 2004-2007, os resultadosapresentados no relatório nacional de acompanhamento dos objetivos de desenvolvimento do milênio, bem como os objetivos da agenda Nacional do desenvolvimento a qual foi elaborada pelo Conselho do Desenvolvimento Econômico e social (CDES).
Foram considerados os seguintes documentos:

A proposta de uma politica nacional de emprego a qual foi
elaborada pela seção nacional do Grupo de...
tracking img