Martin heidegger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Tivemos a proposta de elaborar um trabalho de uma pequena analise, mostrando as principias características de vida e obra do autor Martin Heidegger.
Martin Heidegger filósofo alemão nasceu em Messkirch no dia 26 de setembro de 1889, foi aluno de Edmund Husserl. A sua linguagem, de aparência abstrata, refere-se a temas concretos e estimulantes: o poder, a técnica, amanipulação do homem na sociedade atual, a liberdade.
Sua principal obra e a que se deu seu pensamento é através do "Ser e Tempo", Heidegger aborda a questão do Ser através do método fenomenológico, fazendo da reflexão acerca do Ser seu ponto de partida. Este autor aponta o fato de que, através do próprio homem, é que se dá o caminho para se conhecer o Ser. O homem em sua solidão interroga-sesobre sí mesmo, colocando-se em questão e refletindo sobre ele mesmo, e neste momento o Ser dá-se a conhecer.

Martin Heidegger, filósofo alemão, nasceu a 26 de setembro de 1889 em Messkirch, na Schwarzwald (Floresta Negra), Alemanha, e faleceu em 26 de maio de 1976, na mesma Messkirch, então parte da Alemanha Ocidental. Seu pai foi um sacristão católico incumbido das vestes e dos objetossagrados, de tocar os sinos e também de cavar as sepulturas no interior do templo. Doutorando-se em 1914, Heidegger publicou A teoria do juízo no Psicologismo. Dois anos depois publicou a Doutrina das Categorias e da Significação em Duns Scot. Heidegger mostrou uma preocupação religiosa precoce e teve seu interesse despertado para a filosofia ainda ao tempo de seus estudos básicos, através daleitura do filósofo católico do final do século XIX Franz Brentano.
Segundo Otto Poggler foi um homem fervoroso e adepto do nazismo, foi um critico da sociedade tecnológica do século XX. Em todos os seus trabalhos, transparece a influência do método fenomenológico de Edmund Husserl. Husserl afirmava que "a Fenomenologia somos eu e Heidegger". De sua obra ficou a designação do “Existencialismo”.Professor por alguns anos na Universidade de Harburgo, em 1929 Heidegger sucedeu Husserl na cátedra de filosofia em Friburgo, dando sua aula inaugural sobre O que é a Metafísica? Desse mesmo ano é o ensaio Sobre a Essência do Fundamento, bem como o livro Kant e o Problema da Metafísica.
Em 1927, publicou seu maior e mais conhecido trabalho (embora inacabado), Ser e Tempo. Essa obraprojetou-o de imediato como o mais famoso representante da filosofia existencialista, qualificação que mais tarde ele repudiou.
Em 1928 retornou a universidade de Freiburg. Em 1933, ano de ascensão de Adolf Hitler, Heidegger foi levado ao cargo de reitor da Universidade de Freiburg. Sua passagem pela reitoria durou apenas alguns meses. Heidegger publicou, em 1936, Holderlin e a Essência daPoesia e, em 1943, Sobre a Essência da Verdade.
Foi um escritor prolífico, calcula-se que reunir tudo o que escreveu daria uns 70 volumes. Heidegger evita termos das ciências sociais ou da psicologia tanto quanto possível, em favor de uma terminologia ontológica. Viram-se então na necessidade de criar uma terminologia nova, palavras novas para exprimir seu pensamento. Foi criticado pordesenvolver seu próprio alemão, seu próprio grego, e seu próprio tipo de etimologias. Inventa, por exemplo, aproximadamente 100 palavras complexas novas que terminam com “sendo.”.
Como Heidegger aprendeu com Husserl, é o método phenomenological e não o método científico que revela os modos de ser do homem. Assim, ao seguir este método, Heidegger cai em conflito com a dicotomia da relaçãosujeito-objeto, que implicou tradicionalmente que homem é algo dentro de um ambiente que ele confronta.
O ponto de partida do pensamento de Heidegger, principal representante alemão da filosofia existencial, é o problema do sentido do ser. Heidegger aborda a questão tomando como exemplo o ser humano, que se caracteriza precisamente por se interrogar a esse respeito. O homem está especialmente...
tracking img