Trabalho decente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: pretende-se, com este projeto, incentivar e orientar pesquisas em sala de aula nas escolas da Microrregião Cametá a partir dos atuais estudos sobre gêneros discursivos (v. Gomes-Santos, 2006) e letramentos escolares (v. Campos, 2003). A priori, tem-se como propósito a geração de conhecimentos sobre o contexto escolar, além da contribuição no processo ensino-aprendizagem de língua maternae formação de professores para a construção de um ensino menos estigmatizante e voltado para as práticas sociais como forma de empoderamento e emancipação. Para tanto, recomenda-se, pela natureza dialógica da proposta, a adoção da pesquisa qualitativa-etnográfica, por se tratar de uma concepção metodológica não comprometida com categorias pré-existentes, ou seja, a investigação será norteada pelasobservações do contexto pesquisado e não o contrário. Tal pesquisa interpretativista tem como característica a percepção dos participantes como co-autores do conteúdo e da aprendizagem num contexto social (inclusive na escola), podendo ser executada do seguinte modo: a) familiarização com os princípios e instrumentos da pesquisa; b) negociação da questão a ser pesquisada; c) pesquisa na prática:coleta dos dados; c) análise e interpretação dos dados: acumulação de evidências para teorização e prática; e) relatório da pesquisa: monografia; f) negociação de novas questões da pesquisa (Moita Lopes, 2002). Nesse sentido, espera-se com a adoção dessa postura teórico-metodológica o despontar de uma prática de ensino livre do pendor prescretivista e comprometida politicamente com a formaçãocidadã através da pesquisa e da extensão.

Palavras-chave: gêneros discursivos; letramento; prática de ensino; ensino; extensão.

DADOS GERAIS DO PROJETO

1. IDENTIFICAÇÃO
Título: Discutindo o ensino-aprendizagem de língua materna na Microrregião Cametá: Os gêneros discursivos e a questão do letramento escolar (abordagens etnográficas, ensino eextensão)

Caracterização do grupo
Discutindo o ensino-aprendizagem de língua materna na Microrregião Cametá: Os gêneros discursivos e a questão do letramento escolar (abordagens etnográficas, ensino e extensão) foi pensado dentro de um projeto maior de estudos lingüísticos na Amazônia, preconizado e levado a efeito pelo colegiado de Letras do Campus de Cametá na pessoa do coordenadorProf. Msc. Doriedson do Socorro Rodrigues e ao mesmo tempo agregar vários outros sub-projetos específicos, a nível de graduação (TCC), na área de ensino/aprendizagem de Língua Materna dos discentes do campus de Cametá.
Portanto, trata-se de uma delineação inicial de pesquisas em ensino/aprendizagem na região e arredores cametaenses e uma tentativa interdisciplinar de articulação da LingüísticaAplicada ao ensino nas escolas da região.
A seguir a visualização da articulação do projeto com algumas questões envolvidas no processo ensino/aprendizagem do Português.

Dessa forma, este projeto possui a, a priori, duas frentes de atuação contendo em cada uma outros subprojetos, todos adotando como princípio metodológico a pesquisa qualitativa-etnográfica (vide, capítulos sobre ametodologia, neste):

1. Gêneros Textuais e Ensino

Nesta perspectiva compreende os trabalhos acerca da contribuição da Teoria dos Gêneros Textuais (Bakhitim, 2002; Marcuschi, 2003; Maingueneau, 2004 e Gomes-Santos,2006) para o ensino da Língua Materna (LM). Tal concepção pode ser caracterizada a partir de dois pontos de vista:
1. Os trabalhos com os gêneros amazônicos nasala de aula (anexo A). Destaca-se aqui os trabalhos de:
❖ Elione Teixeira Ribeiro, intitulado: Gêneros na sala de aula: uma proposta para o trabalho com a leitura e compreensão do texto oral e escrito na 5ª série da Escola... em Baião-Pa.
❖ José Augusto Pinto, intitulado - A história em quadrinho na 5ª série do ensino fundamental: uma proposta para o trabalho com a leitura e produção...
tracking img