Trabalho decente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROSPECÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DEPÓSITOS MINERAIS
M. Kuzvart – M. Bohmer
Academia de Ciencias da Checoslováquia
Elsevier Scientific Publishing Company
Amsterdam – Oxford – New York – 1978PROSPECÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DEPÓSITOS DE “PLACERES”
Páginas 368 a 395

Os depósitos de “placeres” originam-se por concentração mecânicas de minerais economicamente importante em forma de sedimentosclásticos de várias origens, resultantes de depósitos de minérios primários e rochas complexas
Em escala mundial os depósitos de placeres são ainda os tipos de depósitos industrialmente importantes.O número de minerais recuperáveis de placeres está aumentando em relação ao número de elementos traços . São os minerais pesados: Os,Ir,Pt, Au, Cassiterita, Wolframida, Scheelita, Magnetita,Cinábrio; minerais raros e de elementos traços (contendo Titânio como elemento essencial – ilemita , rútilo, perovskita; minerais contendo Ta, ou Nb – Columbita tantalita, pirocloro, fergusonita, , euxinita,samarquita; minerais contendo Th – xenotimo, monazita, bastnaesita, e minerais formadores de Zr-baddeleyita e zircão). Muitos desses minerais contém outros minerais importantes, por exemplo:zircão epirocloro contém urânio em escala industrial. Outros minerais importantes, pedras preciosas e semi-preciosas (diamante, safira ,rubi,granada,topázio,turmalina,berilo etc.).Quartzo piezométrico étambém encontrado em placeres.
Dados da U.S.S.R. bem ilustram a importância dos depósitos de placeres: 65% Au, 100% Pt, 26% Sn, 40% Ti, 85% Zr, 25% Diamante, 12,9% Ta.
Exemplo de regiões ricas emdepósitos de placeres: Bacia do Lena e Rios Amur, em Kolyma, na Califórnia, na Bacia do Rio Sacramento, no Alasca, na Austrália, Nova Guiné e muitas bacias na Índia.
Os maiores depósitos de platina ocorremnos Urais Central, na África e na Colômbia. Há ricos placeres de cassiterita na Tasmânia, Malaia, Indomésia, Tailândia, China e na região de Vitória na Austrália. Placeres ricos em diamantes...
tracking img