Toxicomania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Toxicomania:
O termo toxicomania deriva de duas palavras gregas: toxikon (veneno) e mania (loucura). Portanto pode-se definir toxicomania como sendo a mania de consumir uma ou mais substâncias químicas e tóxicas. Em um sentido mais abrangente podemos definir a toxicomania como um distúrbio do qual o indivíduo sente uma vontade avassaladora de consumir drogas (cocaína, êxtase, anfetamina,etc.) e outras substâncias químicas como o álcool e o cigarro, tornando-se dependente químico, uma vez que precisa de doses progressivamente maiores para suprir suas necessidades.
A toxicomania pode ser definida também como um problema social. As famílias possuem um papel fundamental na formação da personalidade de indivíduos e em transmitir os valores essenciais da convivência humana. Quandonão cumprem este papel contribuem para o aparecimento de pessoas desestruturadas e susceptíveis as influências negativas dos meios sociais. O indivíduo sem uma base familiar é facilmente atraído por grupos de pessoas que utilizam a droga como meio de obter prazer pleno e segurança para estar em um mundo cheio de complicações.
Pessoas depressivas, indecisas e com doenças graves como o câncer e aAIDS tendem a buscar nas substâncias químicas uma forma de amenizar suas dores e problemas do dia a dia. Este transtorno que causa dependência, abuso, intoxicação e abstinência por determinadas substâncias químicas, transforma a vida dos toxicômanos radicalmente para pior. Existe uma falsa sensação de conforto por parte dos toxicômanos que com a ingestão de certas substâncias tentam apaziguar seussofrimentos, medos e angústias e ficam cada vez mais toxico dependentes.
Os sintomas mais comuns dos toxicômanos são o irresistível desejo de consumir e continuar consumindo a substância química e obtê-la por qualquer meio, aumentar progressivamente as doses para conseguir sentir a sensação anterior com mais intensidade, ficando assim, cada vez mais dependentes dos efeitos da substância.Muitos ainda possuem problemas comportamentais tornando-se agressivos e depressivos no ambiente de trabalho.
Se para as pessoas normais é difícil abdicar de alguns vícios do dia a dia, como hábitos alimentares não saudáveis (frituras, doces, refrigerantes, etc.), tirar a substância química do toxicômano não é tarefa fácil. Por isto precisam de apoio familiar, terapias e abandono da substânciadependente. É um processo demorado que requer esforço e dedicação, pois o indivíduo terá crises de abstinência até poder chegar a um nível em que viver sem sua droga seja suportável.
Alcoolismo:
O alcoolismo é uma doença crónica caracterizada por uma tendência a beber mais do que o devido, por tentativas improdutivas de deixar a bebida e pela manutenção do hábito, apesar das consequências sociais elaborais adversas.
O alcoolismo é uma doença frequente, sendo os homens mais propensos do que as mulheres a ser alcoólicos. As pessoas de todas as idades são susceptíveis, produzindo dependência tanto psicológica como física. O alcoolismo geralmente interfere com a capacidade de se relacionar e de trabalhar e determina muitos comportamentos destrutivos, pois costumam estar intoxicadosdiariamente.
Quem usa essa droga tende a ser inquieto, ansioso e, às vezes, agressivo quando quer beber e não pode. Os médicos alertam para o perigo da cultura do "happy hour": recorrer à bebida para relaxar após o expediente pode levar à dependência. O álcool é ainda um dos grandes responsáveis pelo absenteísmo na segunda-feira: a pessoa bebe muito no final de semana e não consegue encarar o trabalho porcausa da ressaca.
O absentismo extremo ao trabalho pode conduzir ao desemprego. Os alcoólicos frequentemente não conseguem controlar o seu comportamento, tendem a conduzir veículos tendo bebido e sofrem lesões físicas por quedas, brigas ou acidentes automobilísticos. Alguns alcoólicos podem também tornar-se violentos.

Causas:
A causa do alcoolismo é desconhecida, mas o consumo de álcool...
tracking img