O surgimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

Contexto Histórico

A Sociologia propriamente dita é fruto da Revolução Industrial (Inglaterra - 1750) e Revolução Francesa (França – 1789). Como “ciência da sociedade” não surgiu de repente, nem resultou de idéias de um único autor; ela é fruto de toda uma forma de conhecer e pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do século XV, quandoocorreram transformações significativas que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista.
A sociedade Européia da Idade Média (século V – XV) é marcada por uma forte ingerência da religião sobre a vida das pessoas comandada pela Igreja Católica. É o que costumamos chamar de Teocentrismo, ou seja, Deus é o centro de toda compreensão de qualquer conhecimento. O que conta de fato éa fé, a crença e uma profunda convicção de que a Bíblia Sagrada contém tudo que é necessário para responder aos anseios do homem na busca da verdade. É uma sociedade agrária, onde a posse terra vale como referência para obtenção de prestígio. É uma sociedade feudal, marcada pelas relações entre o senhor feudal – dono das terras, e o servo – que trabalha a terra no sistema meeiro.
A partir dofinal do século XV tem início o Renascimento, um rico período de transformações culturais, políticas e sociais, que dura cerca de dois séculos e que prepara o terreno para a Idade Moderna, onde a razão e o cientificismo trarão mudanças significativas para a sociedade futura. O Renascimento propõe uma releitura dos clássicos greco-romanos, onde o homem era visto como centro, “a medida de todas ascoisas” (Antropocentrismo). Esse movimento cultural passa a valorizar as criações e invenções do homem como sujeito de sua história, e, que vai aos poucos se libertando da forte influência da Igreja.
Devido às grandes transformações ocorridas em todos os campos do conhecimento, surge no campo econômico, uma classe social que vai ser relevante para a nova visão de mundo – a classe burguesa. Será ela,por exemplo, quem vai ‘bancar’ as grandes embarcações (caravelas) que irão “descobrir” novas terras, novos mundos, novos continentes. A sociedade européia passa de agrária, onde as relações sociais eram simples, para uma sociedade de máquinas, até chegar à sociedade capitalista, onde as relações sociais se tornarão cada vez mais complexas, exigindo, para tanto, novos leituras e compreensões para amesma.

A ciência da sociedade
O francês Augusto Comte (1798-1857) é tradicionalmente considerado o ‘pai’ da Sociologia. Primeiramente, Comte deu o nome de “física social” às suas análises da sociedade. Foi ele quem pela primeira vez usou essa palavra, em 1839, em sua obra Curso de Filosofia Positiva. (Positivismo – Ordem e Progresso).
Foi com outro francês, Émile Durkheim (1858-1917) que aSociologia passou a ser considerada uma ciência propriamente dita.
Durkheim formulou as primeiras orientações para a Sociologia e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, que os distinguem dos que são estudados pelas outras ciências. Para ele, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais.

O método científico

Em seu sentido mais geral, o método significa a ordem que se deveimpor aos diferentes processos necessários para atingir um objetivo ou um resultado desejado. Em ciência, o método é o conjunto de processos que devem ser empregados na investigação e demonstração da verdade. O método não se inventa. Depende do objeto da pesquisa.

Etapas ou processos do método científico.
a) a observação e coleta de todos os dados possíveis;
b) as hipóteses que procuramexplicar provisoriamente todas as observações de maneira simples e viável;
c) a experimentação, que dá ao método científico também o nome de método experimental;
d) a indução da lei que fornece a explicação ou o resultado de todo trabalho da investigação;
e) a teoria que insere o assunto tratado num contexto mais amplo.


Os clássicos da Sociologia – A Relação Indivíduo X...
tracking img