Centro mineiro de toxicomania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Local visitado: CMT (Centro Mineiro de Toxicomania)
Data da visita: 25 de abril, 2012.

INTRODUÇÃO
O Centro Mineiro de Toxicomania foi fundado em 1983, no governo de Tancredo Neves quando osecretário de saúde Dario Faria Tavares, ao perceber que o problema de drogas deveria ser tratado no âmbito da saúde, transferiu o serviço de atenção aos usuários de drogas da Secretaria de SegurançaPública para a Secretaria de Saúde, criando a Unidade de Reintegração Social (URS), que funcionava no Hospital Maria Amélia Lins da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Em 1985, aUnidade passou a funcionar em sede própria, recebendo o nome de Centro de Reintegração Social (CRS) e só em 1986 o serviço passou a se chamar Centro Mineiro de Toxicomania (CMT).
Foi um dos primeirosserviços públicos de saúde destinados ao tratamento de alcoolistas e toxicômanos. A partir do referencial teórico da Psicanálise, o CMT desenvolveu sua experiência clínica, contando também com outrasáreas de saber, como a clínica médica, a psiquiatria e a saúde mental. 
Em relação à prevenção, em seus 20 anos de existência, o CMT desenvolveu atividades de informação na comunidade (escolas,centros de saúde, associações comunitárias, etc.) e na própria unidade (grupos de informação). 
Os projetos terapêuticos são sempre construídos a partir das questões singulares trazidas por cada usuário.A instituição desenvolve ainda projetos de prevenção e programas de capacitação para profissionais da rede pública de saúde de Minas Gerais.

OBJETIVO:
O objetivo da visita foi de observar comose desenvolve o trabalho do Psicólogo junto à organização do CMT, da população que o frequenta e suas abordagens em seu contexto social, com o desenvolvimento e efetivação das políticas públicas deassistência social.
Visita
A visita aconteceu no dia 25 de abril de 2012, o espaço físico do local contém a recepção, área com uma mesa de ping-pong e alguns bancos, espaço para o lazer, cozinha,...
tracking img