Toxicomanias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DROGAS E O TRABALHADOR
O termo droga, segundo a definição da Organização Mundial de Saúde – OMS abrange qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo alterações em seu funcionamento, causando modificações no estado mental, são chamadas drogas psicotrópica. As drogas psicotrópicas dividem-se em três grupos:depressoras, estimulantes e perturbadoras.
É preciso chamar a atenção para os problemas relativos ao uso de drogas e sua influência no trabalho, tanto no que diz à segurança do trabalhador, física e social, quanto à produtividade das empresas.
No Brasil, estudo realizado no ano de 1993 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP (Waismann, 1995) aponta que de 10 a 15% dos empregados temproblemas de dependência, e que este abuso:
É responsável por três vezes mais Licenças Médicas que outras doenças;
Aumenta cinco vezes as chances de Acidentes de Trabalho;
Está relacionado com 15 a 30% de Todos os Acidentes no trabalho;
É responsável por 50% de Absenteísmo e Licenças Médicas;
Leva à utilização de oito vezes mais Diárias Hospitalares;
Leva a família a utilizar três vezesmais Assistência Médica e Social.
O setor de segurança e saúde tornou-se multidisciplinar e busca incessantemente prevenir os riscos ocupacionais. Esta é a forma mais eficiente de promover e preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores é necessário a antecipação dos riscos que envolvem a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dosjá existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação. Reconhecer os riscos é uma tarefa que exige observação cuidadosa das condições ambientais, caracterização das atividades, entrevistas e pesquisas. Por parte do empregador, é de fundamental importância o treinamento dos empregados para a Proteção Individual ou Coletiva. A empresadeve treinar o trabalhador com recursos próprios, ou por meio dos fabricantes de EPI’s que já fazem este trabalho gratuitamente, através de palestras ou mini cursos.





Qualquer empresa que queira realmente melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores deve estar disposta a ouvir sua equipe, dar possibilidade do indivíduo expor suas súplicas, fortalecendo desta forma uma relação detrabalho confiável e saudável. Após abrir este importante canal de comunicação, a empresa deverá fazer um levantamento criterioso dos problemas que acometem a equipe como um todo, visualizando sua real existência e verificando suas incidências. Uma vez realizado este reconhecimento da saúde geral dos trabalhadores, devem-se levantar os problemas mais comuns e fazer um estudo individualizado paradescobrir de que forma estão ou não relacionados às rotinas de trabalho de cada um, sendo importante nesta fase o auxílio de profissionais preparados para esta compreensão. Uma vez realizado todo este levantamento e análise, deve-se agir tentando eliminar os fatores de risco e caso isso não tenha sido possível, deve-se proteger os colaboradores dos riscos, muitas vezes adotando uso de EPI’s maisadequados, orientações de forma de trabalho e fomentando este indivíduo de recursos de proteção direcionada, e por último, após todas estas ações deve-se investir num mecanismo de defesa e preparo para a função, adaptando todo o posto e o indivíduo.
Portanto, a maneira mais eficaz de impedir o acidente é conhecer e controlar os riscos. Isso se faz com uma política de segurança e saúde dostrabalhadores que tenha por base a ação de profissionais especializados, antecipando, reconhecendo, avaliando e controlando todo o risco existente.















2. DESINVOLVIMENTO

Toxicomania é traduzida pela "vontade" anormal e prolongada de ingestão de substâncias tóxicas ou drogas que determinados indivíduos exibem. Esta vontade torna-se rapidamente num hábito e origina quase...
tracking img