Tga toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Produzir mais e com maior qualidade é o objetivo de qualquer empresa. O caso da Toyota nos diz que a busca pelo sucesso passa pelo planejamento, pelo controle de qualidade e pelainovação. No caso da Toyota, a aplicação das abordagens clássicas da administração culmina em seu sucesso.
A aplicação da Teoria Clássica da Administração de Fayol na Toyota está na distribuição dafunção administrativa que é considerada proporcional e se distribui em todos os níveis hieráquicos. Além disso, busca o sucesso através do espírito corporativo e do trabalho em equipe. A aplicação daAdministração Científica de Taylor se identifica na Toyota através da eliminação dos desperdícios e do estoque zero, dando maior eficiência à produção.

2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DATOYOTA

As teorias da administração, em suas diversas abordagens contemplam a maioria das empresas do mundo moderno. A Toyota, baseado na abordagem humanística, coloca o ser humano no cerne da formulaçãodas suas estratégias de busca paro o sucesso, como força matriz da empresa. Na abordagem sistêmica, contempla o sistema aberto de administração, sempre preocupado com o inovar na empresa, seja naconstrução de laboratórios modernos seja na constante capacitação do funcionário. Na abordagem contingencial, a preocupação com o futuro se manifesta na apresentação de produtos inovadores, de acordo comas necessidades do mundo moderno, mesmo que esse mundo moderno ainda não tenha chegado, buscando constantemente a adequação aos mercados vigentes e vindouros.
As principais características do modelojaponês de administração da Toyota são: trabalhos em grupos, com várias responsabilidades e agrupados a um líder; operários responsáveis pela qualidade, possuíam autonomia para a produção sempre queidentificassem problemas nos produtos, gerando a longo prazo um aumento significativo na qualidade; rede de fornecedores / grupos de fornecedores, agrupando-os por funções dos produtos, buscando uma...
tracking img