Museu de atibaia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2012

Atividades acadêmico-científico-culturais

Processos Formativos Externos
Atividades Complementares

Professor responsável:
Professor responsável:

Aluno:
Curso:Semestre:
Total de horas:

Aluno:
Curso:
Semestre:
Total de horas:

Relatório

Curso:
Aluno:
Local:
Evento:
Data:

Dados referentes ao espaço:
Endereço: PraçaBento Pães, s/nº – Centro - Atibaia /SP.
Função Social: Museu
Funcionamento: Terça a domingo das 11h30 as 17h30

Dados referentes ao evento:
Modalidade: Museu
Tema: Exposição do AcervoResponsável: Lilian Vogel

Descrição e reflexão sobre o evento:
Dimensão Artística, Estética e Cultural: Diferente de muitos museus de São Paulo que na própria entrada tem um panorama artístico pela suaarquitetura, o Museu Municipal João Batista Conti de Atibaia tem uma simplicidade na arquitetura do casarão que o abriga. Uma aula de cultura, que não devemos julgar o valor artístico cultural simplesmentepela aparência externa da pessoa.
No passado o mesmo casarão que abriga hoje o museu, era uma prisão. Por esta razão o nome das salas tem uma relação com os termos utilizados neste convívio social,ao entrar também se pode perceber que era uma prisão, pois as portas muito altas e as grades de ferro na entrada de algumas salas.
O prédio passou por reformas, mas para manter o aspecto históricoforam mantidas muitas características originais. Tem um buraco com vidro tanto no primeiro como no segundo andar, deixado para mostrar a construção de taipa de pilão (piso inferior) e taipa de mão (pisosuperior).
A exposição é apenas do acervo do próprio museu, onde estão expostas coisas típicas da cidade, dos artistas de Atibaia e doações de famílias antigas.
Na entrada do museu tem as cartaspatentes que dois coronéis de Atibaia compraram para garantir seu status na sociedade, além de uma coleção de moedas expostas, e uma moeda de vidro feita pelos fenícios há 1000 anos A.C., sendo essa a...
tracking img