Texto com base na entrevista com gestora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto baseado na entrevista com gestora.
Teresinha Aparecida Alves Dametto

A escola é uma organização social constituída pela sociedade para cultivar e transmitir valores sociais e contribuir para a formação de seus alunos, mediante experiências de aprendizagem e ambiente educacional condizentes com os fundamentos, princípios e objetivos da educação. O seu ambiente é considerado de vitalimportância para o desenvolvimento de aprendizagens significativas que possibilitem aos alunos conhecerem o mundo e conhecerem-se no mundo, como condição para o desenvolvimento de sua capacidade de atuação cidadã.
Os registros históricos sobre a educação básica do Brasil mostram as varias tentativas de organização da mesma. Muitos foram os debates e propostas para a criação de um sistema de ensino dequalidade. Com a revisão e ampliação da educação brasileira no século XX a partir da Constituição Brasileira de 1988 que garantia segundo o artigo 208 dever do Estado a educação básica obrigatória e gratuita. Uma das ações importantes implementadas na educação básica foi a participação da comunidade local no espaço escolar. Na década de 1990 iniciou-se um processo de reformas da administraçãopública com a redefinição do papel do Estado, havendo mudanças significativas na forma de organização e gestão da educação pública. Nesse sentido a gestão escolar passa a ocupar o foco das reformas educativas que passa a organiza e gerir a educação pública diminuindo a responsabilidade do estado.
Devido às mudanças econômica, sociais, políticas, tecnológicas e cultural ocorridas no mundo, a educaçãose torna imprescindível como ação contínua e permanente, exigindo das instituições que a promovem, a necessidade de melhorar suas competências continuamente.
Para cumprir a função social, a escola precisa considerar as práticas da sociedade seja ela política, econômica, social ou cultural. Nesse sentido é necessário conhecer as expectativas da comunidade onde a escola está inserida, seusanseios, sua forma de organização, seus costumes e valores. A partir daí poder auxiliá-la e transformá-la socialmente. Para isso é preciso ter clareza do homem e de sociedade que pretende formar para realizar práticas pedagógicas com objetivos claros.
Os gestores escolares, constituídos em uma equipe de gestão, são os profissionais responsáveis pela organização e orientação administrativa e pedagógicada escola, da qual resulta a formação da cultura e ambiente escolar, que devem ser mobilizadores e estimuladores do desenvolvimento, da construção do conhecimento e da aprendizagem orientada para a cidadania. Para tanto, cabe-lhes promovera abertura da escola e de seus profissionais para os bens culturais da sociedade e para sua comunidade. Devem zelar pela constituição de uma cultura escolarativa e empreendedora capaz de assumir com autonomia a resolução e o encaminhamento adequado de problemas cotidianos, utilizando como circunstâncias de desenvolvimento e aprendizagem profissional.
Na equipe de gestão tem destaque o diretor escolar, responsável maior pelo norteamento do modo de ser e de fazer da escola e seus resultados. Em entrevista a diretora da escola João Guimarães Rosa, aprofessora Juliana Trento Viesseli nos conta como acontece à gestão em sua escola. Estando em sua segunda gestão diz que a sua função como diretora é organizar e administrar a escola respaldada pelos princípios da democracia, em consonância com as políticas educacionais e orientações da SMED (Secretaria Municipal de Educação), promover ações que contribuam a efetivação do Projeto Político Pedagógico,administrar recursos financeiros, juntamente com a APMF, priorizando os interesses pedagógicos. Enfim, o diretor deve ter um “olhar atento” e promovedor do bom andamento do trabalho que uma escola realmente deve fazer .
Uma das competências básicas do diretor escolar é promover na comunidade escolar entendimento do papel de todos em relação à educação e a função social da escola, que segundo a...
tracking img