Dificuldades de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A entrevista foi realizada na Escola Municipal Naila Bucar, localizada na Rua Nogueira Paranaguá s/n, em Floriano – PI. A mesma funciona há 20 (vinte) anos. Composta por 170 (cento e setenta) alunos,12 (doze) professores, uma gestora e uma agente pedagógica, as aulas iniciam no turno manhã das 07h30min às 11h30min, à tarde das 13h30min às 17h30min, com um intervalo de 20 min., para cada período.De acordo com a fala da gestora, a participação das famílias faz-se presente na medida do possível, sendo que há uma necessidade da interferência periódica da família, pois proporcionaria umacompanhamento mais direto, com a junção da família e aluno, a escola poderia fazer um trabalho satisfatório que contribua para a superação das dificuldades dos educandos.
Ao observar a sala da 2ª série/3ºano e ao entrevistar a professora Fernanda Lúcia Rocha da Silva (Pedagoga), a mesma nos descreveu que a sala contém 23 (vinte e três) alunos, entre esses 3 (três) alunos apresenta dificuldades deaprendizagem, relatando que na maioria deles as dificuldades estão presentes na leitura, escrita, desatenção e impulsividade, também nos conta que falta o acompanhamento da família – a base familiar.Devido a essas dificuldades que a educadora observou, elaborou estratégias pedagógicas, entre: Três vezes na semana dispensa alguns alunos meia hora antes do término da aula, com autorização da gestora,ficando com os alunos que apresentam com mais intensidade dificuldades de aprendizagem, utilizando métodos com o auxílio do alfabeto móvel, figuras, enfatizando leitura, textos e escrita, trabalhandoo ditado com intuito de melhorar a ortografia e a caligrafia.
Conclui-se que, as dificuldades da aprendizagem dos alunos da instituição visitada se encontram mais difícil de serem identificadasdevido a fatores que interferem na aprendizagem, como: o ambiente, a falta de ventilação, cadeiras inadequadas, entre outros fatores que estimulem a frequência e a participação ativa desses alunos. Mesmo...
tracking img