Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cadastro Positivo: empresas e governo acenam com juro menor
.

O Senado brasileiro aprovou em dezembro do ano passado Medida Provisória (MP) que determina a criação do Cadastro Positivo, banco dedados com nomes de consumidores que pagam em dia contas como água, luz e telefone. Pela menor chance de darem calote, essas pessoas podem ser beneficiadas com redução de juros no momento de tomarempréstimo pessoal em bancos e instituições financeiras.

A medida surgiu como um projeto de lei em 2004. Foi aprovada pelo Congresso em dezembro de 2010, mas não foi sancionada pelo então presidenteLuiz Inácio Lula da Silva, que propôs uma nova MP no lugar. Essa MP recebeu ao todo 72 emendas e agora deve ser votada pela Câmara.

Segundo o coordenador de crédito e prevenção da companhia aéreaGol, Luiz Augusto de Queiroz Matos, a medida, se aprovada pelo Congresso Nacional, tornará disponíveis informações que permitirão conhecer melhor o cliente e seus hábitos de consumo, o que para ele éfundamental em um cenário de desaceleração da concessão de crédito no País.

De acordo com dados do Banco Central, o mercado de crédito deve crescer 15% neste ano, ante 20% em 2010. Colaboraram paraessa redução as medidas macroprudenciais tomadas pela autoridade monetária para conter a inflação, como aumento do depósito compulsório dos bancos e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), e aprevisão de menor crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 e 2012, de respectivamente 4,2% e 4,4%.

"Como não dá para o mercado de crédito crescer tanto, a única forma de garantirrentabilidade é controlar a inadimplência", disse Breno Costa, sócio-consultor da consultoria WitRisk em painel sobre os números do crédito no Brasil promovido pela empresa, em São Paulo. A previsão do BancoCentral (BC) é de que a falta de pagamento passe para 6,8% do total das operações de crédito em 2011 e 7,1% em 2012, após ter registrado em 2010 a marca de 6,5%.

No entanto, segundo José Linhares,...
tracking img