Atps fisica 2serie completo mecanica

1067 palavras 5 páginas
ETAPA 1
Aula-tema: Leis de Newton

PASSOS
Passo 1 - Para evitar o deslizamento de pedras na encosta de um morro, uma sugestão oferecida é a ancoragem delas por meio de um cabo de aço fortemente fixado a rochas. Para isso, vamos determinar alguns parâmetros desse cabo.
Determine o peso da pedra sabendo que sua massa é de meia tonelada.

Passo 2 - Represente um plano inclinado de 30º e determine a componente da força peso paralela ao plano.

Passo 3 - Determine a componente da força peso perpendicular ao plano. Para o caso do equilíbrio estático, determine a tração no cabo.

Passo 4 - Adotando a inclinação do terreno como 30º e supondo desprezível o atrito, caso o cabo se rompa, qual será a aceleração da rocha da base do plano.

Passo 5 - Considerando a encosta como um plano inclinado de 30º cujo valor de h (altura) tomado na vertical é de 300 m, determine o comprimento da encosta.

Passo 6 - Com os dados dos passos 4 e 5, determine a velocidade da rocha na base da encosta, supondo que não exista atrito.

ETAPA 2
Aula-tema: Leis de Newton - Atrito

PASSOS
Passo 1 - Numa situação mais próxima do real, o coeficiente de atrito estático pode ser tomado como μ = 0,80. Faça cálculos para tranqüilizar a população da base da encosta mostrando, que numa situação atmosférica normal, a rocha não terá facilidade de deslizar. Calcule inicialmente a componente Py do peso.

Passo 2 - Calcule o atrito estático máximo.

Passo 3 - Compare o atrito estático máximo com a componente paralela ao plano PX.

Passo 4 - Escreva sucintamente uma conclusão sobre o resultado dos cálculos realizados nas etapas 1 e 2.

R: Com os resultados dos cálculos realizados na etapa 1 e 2, podemos concluir que é possível evitar através da aplicação das Leis de Newton vários acidentes que hoje em dia ainda ocorre por falto de projetos bem realizados.

ETAPA 3
Aula-tema: Trabalho e Energia Cinética

PASSOS
Passo 1 - Em determinadas catástrofes, temos que usar tratores para

Relacionados

  • 028250011503
    7121 palavras | 29 páginas