Cromoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CROMOTERAPIA

A Cromoterapia, também conhecida como Colorterapia, é a ciência que utiliza as cores para alterar ou manter as vibrações do corpo em saúde, em harmonia física e mental (AMBER, 2006).
Segundo Nunes (1993), podemos definir a cromoterapia como o conhecimento das ações e funções das cores, aplicadas aos processos regenerativos da matéria física. No ser humano, por ser um Serinteligente, racional, esse conhecimento é como um reajuste de toda formação energética de que se é formado o TODO físico/espiritual.
A Cromoterapia tem sido utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito Antigo, assim como na Índia, na Grécia, na China onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas por experimentações e verificações constantes de resultados (SILVA & MONTEIRO,2006).
Para Valcapelli (1997), a relação dos deuses egípcios com as cores nos mostra o conhecimento da civilização egípcia com relação aos efeitos das cores. Pode-se observar, por exemplo, que THOTH, representado pela cor azul, tinha o poder de despertar os centros espirituais do cérebro. ISIS, por sua vez, com seu raio amarelo, era responsável pelos estímulos da mente do homem e OSÍRIS, com seuraio vermelho, era responsável pela vida do homem.
Ainda segundo Valcapelli (1997), os egípcios construíram a cidade colorida de Heliópolis (cidade da luz), em que as cores eram utilizadas em tratamentos de saúde. Eles acreditavam que as cores vermelho, amarelo e azul eram as forças ativas dos seres físicos, mentais e espirituais.
De acordo com Amber (2006), a cromoterapia pode ter sido oprimeiro tipo de tratamento utilizado pelo homem, pois foi o método proporcionado pela própria natureza e um recurso natural para manter o organismo equilibrado e em harmonia.

Quando o homem surgiu na Terra, os raios solares o alimentaram e o mantiveram aquecido; a cor da flora e da fauna, foram relevantes para determinar seu humor e temperamento. Talvez não tenha tido o conhecimento e ashabilidades técnicas do homem moderno, mas o homem primitivo possuía a sabedoria de viver, segundo as leis da Natureza (AMBER, 2006, p.13)

Para Nunes (1993), a cromoterapia ocorre por meio de um processo mental inconsciente, em que as células relacionam o reflexo dos raios solares de acordo com as necessidades do seu campo eletromagnético. Quando ocorre o contrário, as células despolarizam-se, o quemuda o seu padrão de desenvolvimento formal para mais ou para menos.
Klotsche (1997) explica que o corpo é constituído por um sistema de campos de energia superior e inferior e que estes sistemas inter-relacionados de forças sutis recarregam ou recanalizam essas energias para as áreas doentes, onde ela está bloqueada ou em falta.

Como sabemos, a energia ou as vibrações percorrem o caminho demenor resistência e, devido à energia extra introduzida pelo uso da técnica vibratória, as energias percorrem as áreas necessitadas, liberando a energia bloqueada onde isso é mais necessário. A interação entre a densa energia física do corpo e a energia sutil, que controla muitas das funções ou atividades do corpo, é a chave para se compreender a relação entre energia e matéria (Klotsche, 1997, p.22).

Assim como não se deve realizar a Cromoterapia sem o conhecimento do uso e das funções das cores, assunto que veremos mais adiante, devemos entender para onde vamos remeter a onda colorida. Neste sentido, é de extrema importância focalizarmos o todo físico/espiritual, sobretudo, no que se refere ao equilíbrio energético, que denominamos saúde (Nunes, 1993).
O todo físico/ espiritualSegundo Nunes (1993), o ser humano é formado de energias e quarenta por cento dessas energias são perceptíveis; os outros sessenta por cento, para nós, são totalmente abstratas. Ainda, de acordo com o autor, os quarenta por cento se referem ao corpo físico/orgânico, alimentado por diversos tipos de energias e condensador dos fatores que propiciarão o trabalho. Já os outros sessenta por cento fazem...
tracking img