Cromoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cromoterapia

Cor é sensação — assim como cheiro, tato, som. Ela é fato científico, quando tratada como onda eletromagnética, radiação que atinge os olhos. Desse campo científico nos vem a certeza de que o azul acalma e o vermelho excita. O que é branco, senão pureza e paz? Pode o verde reequilibrar as emoções?
A parede da sala, as roupas, a embalagem dos alimentos, o frasco de perfume, oautomóvel, o vaso de plantas, o celular — tudo tem cor. E que nos ajudam a viver melhor se soubermos como utilizá-las!

Cromoterapia - O que são cores?

O homem está cercado pelas cores. A forte luz do sol revela a infinidade de cores da natureza, com suas variações.
A luz da lua é também a luz do solrefletida, mais fraca, modificando a nossa percepção destas mesmas cores, nos ensinando que existe um fenômeno de absorção das cores pêlos objetos. Desse modo, os objetos irão absorver algumas cores e refletir outras. E essa cor refletida que chamamos, normalmente, de cor.
O nosso planeta é sustentado pela poderosa energia da luz solar. Através da fotossíntese (isto é, usando a luz solar), bilhões deplantas convertem o gás carbônico emitido pela respiração dos homens e dos outros animais em oxigênio. Se a luz do sol desaparecesse, o oxigênio deixaria de ser naturalmente renovado e o homem e todos os outros animais seriam extintos.

A maioria das plantas possui um pigmento que as tomam verdes ao olho humano. Isto revela que é possível produzir materiais com determinadas cores, a partir desubstâncias naturais ou produzidas pelo homem.
Algumas pessoas confundem as cores vermelho e verde. São portadoras de uma deficiência denominada daltonismo. De modo semelhante, alguns animais só enxergam duas ou três cores. Os cães e muitos outros animais não distinguem as cores. Por outro lado as abelhas enxergam cores que os olhos humanos não percebem - daí sua capacidadede identificar asflores.
Isto nos revela que a cor emitida nem sempre é a cor percebida. A cor visível também dependerá dos mecanismos cerebrais de quem a observa.

Cromoterapia - Breve histórico

Os egípcios incluíam entre as características dos seus deuses acapacidade de curar. O deus Thot possuía o poder curativo através dascores e também de prover capacidades espirituais através das mesmas. A deusa Isis - relacionada à cor amarela - possuía poderes especiais para desenvolver a capacidade mental dos homens. Já Osíris – representado pela cor vermelha — era o deus da vida, do corpo, da terra.
O filósofo grego Epicuro (341-270 a.C.) foi o primeiro a afirmar que a coloração dos objetos variava de acordo com a luzutilizada para observação. Sua conclusão era a de que os corpos não apresentavam cor própria, mas apenas refletida. Hélios (ou Mercúrio), o deus-Sol, influenciava a saúde dos homens através da sua posição nos céus – forma semelhante àquela encontrada nas culturas dos antigos sacerdotes na Grã-Bretanha e dos índios da América do Sul.
Os chineses desenvolveram sua medicina incluindo várias terapias hojeidentificadas como alternativas, no mundo ocidental. Seus métodos incluíam identificar os matizes e colorações da pele da face e associá-los aos problemas do corpo.

Cromoterapia -

Radiações e o espectro visível
Definição científica de cor: "Onda eletromagnética de luz comdeterminadocomprimento de onda". Do ponto de vista da física, a luz do sol ou de uma lâmpada é uma radiação eletromagnética - assim como o som, o calor, o forno de microondas, os raios X, o controle remoto, as ondas de rádio, o ultra-som, o sinal da televisão e o do telefone celular. Mas cada radiação eletromagnética tem um comprimento de onda e uma vibração, específicas.
A faixa de luz que vai do vermelho...
tracking img