teste teste teste teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Estimativa por Pontos de Casos de Uso
A análise de sistemas Orientados a Objetos já utiliza, comumente, os diagramas de Casos de Uso (Use Cases) para descrever as funcionalidades do sistema de acordo com a forma de utilização por parte dos usuários. A técnica de análise de dimensão por Casos de Uso foi criada para permitir que seja possível estimar o tamanho do sistema ainda na fase delevantamento de Casos de Uso, utilizando-se dos próprios documentos gerados nesta fase de análise como subsídio para o cálculo dimensional.
A técnica de estimativa por Pontos de Caso de Uso foi proposta em 1993 por Gustav Karner, da Objectory (hoje, Rational Software). Ela baseia-se em dois métodos bastante utilizados - o mecanismo de Pontos de Função e uma metodologia conhecida como Mk II, umaadaptação da técnica de PFs, bastante utilizada na Inglaterra. A forma de lançar uma estimativa é o principal diferencial da métrica por Casos de Uso: o método trata de estimar o tamanho de um sistema de acordo com o modo como os usuários o utilizarão, a complexidade de ações requerida por cada tipo de usuário e uma análise em alto nível dos passos necessários para a realização de cada tarefa, em um nívelmuito mais abstrato que a técnica de Pontos de Função.

O método de cálculo utilizando Pontos de Caso de Uso
Uma vez que os casos de uso principais do sistema sejam levantados, é possível estimar-se o tamanho do software como um todo baseando-se em um conjunto simples de métricas e modificadores, similar à técnica de Pontos de Função.
Os passos necessários para a geração da estimativa porPontos de Caso de Uso são descritos a seguir:

Passo 1: Calculando o peso dos Atores do sistema
O primeiro passo no cálculo do sistema é classificar os atores envolvidos em cada caso de uso, de forma a obter um somatório de pontos não-ajustado. A classificação de atores utiliza a tabela 1: o peso total dos atores do sistema (Unadjusted Actor Weight, ou UAW) é calculado pela soma dos produtos donúmero de atores de cada tipo pelo respectivo peso. Desta forma, um sistema projetado para dois tipos de usuários (gerente e usuário comum) e que fosse acessado por um outro sistema utilizando-se de um protocolo de comunicação, por exemplo, teria um valor de UAW de 8 (2 atores de nível “complexo” e 1 ator de nível “médio”).

Tipo de Ator
Peso
Descrição
Ator Simples
1
Outro sistema acessadoatravés de uma API de programação
Ator Médio
2
Outro sistema interagindo através de um protocolo de comunicação, como TCP/IP ou FTP
Ator Complexo
3
Um usuário interagindo através de uma interface gráfica (stand-alone ou Web)
Tabela 1. Pesos de Atores

Passo 2: Calculando o Peso dos Casos de Uso
Uma vez calculado o peso dos atores do sistema, partimos para o cálculo inicial do peso brutodos casos de uso (Unadjusted Use Case Weight, ou UUCW). Para fins de cálculo, dividimos os casos de uso em três níveis de complexidade, de acordo com o número de transações envolvidas em seu processamento. Por transação, entende-se como uma série de processos que devem, garantidamente, ser realizados em conjunto - ou cancelados em sua totalidade, caso não seja possível concluir o processamento. Atabela 2 mostra o peso para cada um dos tipos de Caso de Uso classificados.

Tipo de Caso de Uso
Número de Transações
Peso
Simples
Até 3
1
Médio
4 a 7
2
Complexo
7 ou mais
3
Tabela 2. Peso de Casos de Uso por numero de transações

O cálculo do UUCW é realizado como no cálculo de peso dos atores: somam-se os produtos da quantidade de casos de uso classificados em cada tipo pelopeso nominal do tipo em questão. Uma outra maneira de se calcular o peso dos casos de uso do sistema é levar em consideração o número de classes envolvidas no processo, como mostrado na tabela 3. O cálculo, neste caso, é realizado da mesma forma que na abordagem anterior, e pode ser aplicado quando já for possível antever as entidades envolvidas em um dado processo.

Tipo de Caso de Uso...
tracking img