Teste impairment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA














APLICAÇÃO DO TESTE DE REDUÇÃO NO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVO:
IMPAIRMENT TEST – CPC 01







ALEXSANDRA LIMA MARTINS










CONTAGEM
03 NOVEMBRO 2011

ALESXANDRALIMA MARTINS
















APLICAÇÃO DO TESTE DE REDUÇÃO NO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVO:
Impairment test – CPC 01








Artigo Científico apresentado à disciplina Contabilidade Intermediária do 3º Período do Curso de Ciências Contábeis Noite do Departamento de Ciências Contábeis da PUC Minas Contagem.



Professor Msc.: Alexandre Eduardo L.Ribeiro



CONTAGEM
03 NOVEMBRO 2011
APLICAÇÃO DO TESTE DE REDUÇÃO NO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVO:
Impairment test – CPC 01

RESUMO

A aplicação do Teste de Redução no valor recuperável de ativos consiste em uma decisão da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 19.10) e a Lei nº 11.638/07 que introduziu uma maior abrangência dessa aplicação para exercícios sociaisiniciados em Janeiro de 2008, definindo assim os procedimentos que visam assegurar os valores reais líquidos de realização de um ativo. De forma direta ou indireta, por meio de venda ou de utilização nas atividades das Organizações. O teste poderá realizar-se em qualquer momento, desde que este ocorra nos demais exercícios no mesmo período e sempre nos momentos em que o ativo apresentar perda desubstâncias econômicas do valor recuperável do ativo. Exigindo dos Administradores a elaboração de estratégias cada vez mais eficientes para esta captação de recursos e para o alcance dos resultados esperados.


PALAVRAS-CHAVE

Teste do impairment. Ativo. Valor Recuperável. Valor Líquido de Venda. Valor em uso. Valor Recuperável.


1 INTRODUÇÃO

A aplicação do Teste daRecuperabilidade, conhecido como o Teste do Impairment, que é compatível com as Normas Brasileiras e Internacionais, tem como objetivo assegurar e garantir que o valor contábil líquido, seja ele por depreciação ou amortização, de nenhum ativo tenha seu registro contábil por um valor superior àquele passível de ser recuperado pelo tempo de uso ou por sua eventual venda, abrangindo à aplicação do teste a todosativos ou conjuntos dos mesmos. Existindo evidências de registros sem a recuperação no valor do ativo, fica sob responsabilidade da Organização a imediata desvalorização, por meio da constituição de provisão para perdas.

Impairment é uma palavra em inglês que significa, em sua tradução literal, deterioração. Tecnicamente trata-se da redução do valor recuperável de um bem ativo. Na prática, querdizer que as companhias terão que avaliar, periodicamente, os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no balanço. Cada vez que se verificar que um ativo esteja avaliado por valor não recuperável no futuro, ou seja, toda vez que houver uma projeção de geração de caixa em valor inferior ao montante pelo qual o ativo está registrado, a companhia terá que fazer a baixa contábil dadiferença. (Disponível em: REDUÇÂO DO VALOR RECUPERÁEL DE ATIVOS. Teste de recuperabilidade dos ativos. http://wwww.portalcontabilsc.com.br/conteudo.php?id=1166/).

2 MÉTODO CIENTÍFICO

Para a identificação desta perda, a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 19.10) requer que as Organizações verifiquem periodicamente em seus ativos ou grupos de ativos, caso seja constatado pelo teste derecuperabilidade, para sua devida desvalorização, mesmo não sendo evidenciado, deve ser realizado o teste no fim de cada exercício. Não sendo aceito nem mais compatível com as práticas contábeis adotadas no Brasil, desde o Exercício Social de 2008, das Organizações, sejam elas de grande ou pequeno porte, de atividades Industriais, Comerciais, Agropecuárias, Minerais, Financeiras, Serviços e outras mais,...
tracking img