Comportamento operante e respondente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Técnica baseadas em condicionamento operante é utilizado para fins de reforço positivo e negativo. Um Controle de estimular o operante através da extinção seguidamente de uma técnica de reforço onde se terá uma resposta de outros comportamentos, contratos e etc. Essas respostas, será dado a partir das aversões técnicas de fuga, punição e esquiva. Exemplo: O Condicionamento de Skinner dos ratosem laboratório.
A Técnica baseada em condicionamento respondente é utilizada como uma manipulação de estímulos eliciadores, assim Os avanços nos estudos dos reflexos condicionados e incondicionados propiciaram o desenvolvimento de técnicas baseadas no paradigma respondente que são utilizadas na clinica de psicologia em uma infinidade de casos clínicos.
Assim o processo respondente de extinção éde se enfraquecer a associação entre um Estimulo Condicionado e um incondicionado a qual ele foi pareado anteriormente, ou seja, liga ao comportamento operante. Esse processo é importante na pratica do analista do comportamento, pois muitos casos que chegam aos consultórios possuem diversas reações respondentes como as fobias e alguns transtornos de ansiedade como a síndrome do pânico. Um exemplode condicionamento respondente é o caso do condicionamento de Pavlov da salivação do cachorro.
A seguir exemplos de comportamentos operantes e respondentes, uma vez que um depende do outro para serem utilizados.
Comportamento Operante sobre os controles de ansiedade : O que diferencia do comportamento de fobia e de ansiedade é o tipo de evento experimentado como ameaçador ou incômodo e/ou otipo de resposta na qual o sujeito se engaja de forma a produzir uma diminuição do contato com o estímulo (comportamento operante) aversivo (processos de fuga/esquiva). As respostas (comportamento respondente) envolvidas nesse processo podem ser classificadas topograficamente como respostas de evitar ou eliminação do estímulo temido, assim como respostas de verificação ou outras respostasrepetitivas que pospõem ou eliminam temporariamente a ameaça da apresentação desse estímulo.
Como parte de uma contingência de fuga/esquiva (operante), a resposta classificada como ansiosa ( comportamento respondente) seria mantida pela retirada ou adiamento da apresentação do evento aversivo (estímulo público ou privado). Desse ponto de vista, as respostas ansiosas que compõem esses diferentes transtornosde ansiedade seriam funcionalmente semelhantes, o que permitiria análises e propostas de intervenção comuns. Nesse caso, a pessoa sente ansiosa quando precisa expressar suas opiniões frente aos demais nas suas interações , mas ao invés de causar o mínimo de incômodo possível aos outros e a si mesmo, essa pessoa sente extremamente ansiosa, quando tem que se impor a alguma coisa. Assim a Técnicautilizada seria a de Habilidades Sociais tendo por fim a capacidade Reforçadora referindo à habilidade de fornecer e de receber feedback positivo e negativo constituindo habilidades essenciais para regular o próprio desempenho e os das pessoas com quem se convive, visando a relações saudáveis e satisfatórias. Dar e receber feedbacks podem ser entendidos como uma descrição verbal ou escrita sobre odesempenho da pessoa.
Outro exemplo seria de extinção respondente baseado nos estudos de Pavlov seria a de uma criança que possui um intenso medo de palhaços.  Descobriu-se em terapia que a criança era severamente punida em um cômodo que possuía um grande quadro de um palhaço pintado. Ela era colocada de frente para esse enorme quadro e era fisicamente punida. A partir dos princípios docondicionamento respondente, o quadro do palhaço que anteriormente era um estimulo neutro (sem função de eliciar uma resposta) acabou se tornando um estimulo condicionado, pois foi pareado intensamente com o castigo que a criança recebeu, logo a criança começou a ter medo de palhaço.

A solução proposta foi à orientação dos pais para que tais punições não fossem mais apresentadas e a punição fosse...
tracking img