Behaviorismo de skinner - comportamento operante e respondente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPOTAMENTO OPERANTE E RESPONDENTE

Na linha de estudo conhecida como behaviorismo radical estudada principalmente por Skinner, onde se concentram os estudos do comportamento Operante e Respondente. Que o próprio Skinner se aprofundou os seus estudos e experimentos na formação das teorias a respeito do comportamento operante, mais para a compreensão do behaviorismo radical énecessário que estudemos as duas vertentes.

RESPONDENTE OU REFLEXO

O comportamento reflexou ou respondente são aqueles que podem ser considerados como involuntários que incluem respostas do seu corpo a estímulos do ambiente, como podemos citar varias situações como a dilatação de nossas pupilas quando uma feixe de luz forte é incidido contra os olhos, quando necessitamos induzir ovomito ingerindo um liquido irritante ou colocando o dedo na garganta, o arrepio da pele quando se sente um vento frio assim como as chamadas “lagrimas de cebola” etc.

Esse tipo de comportamento se refere a um tipo de interação que se dar pelo estímulo- resposta, onde o estimulo vem do ambiente e a resposta e a ação reflexa do sujeito esses são conhecidos como reflexos incondicionados.Nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.

Mas interações dessa espécie também podem provocar reflexos condicionados, esses que surgem quando tais estímulos são temporalmente pareados com estímulos eliciadores. Reflexos esses agora que por consequência do pareamento passa a fazer com que o organismo passe aresponder a estímulos que antes não respondia. Para deixar essa ideia mais clara vamos ao exemplo:

Suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada uma vasilha de água gelada. A temperatura da mão cairá rapidamente devido ao encolhimento ou constrição dos vasos sanguíneos, caracterizando o comportamento como respondente. Esse comportamento será acompanhado de umamodificação semelhante, e mais facilmente mensurável, na mão esquerda, onde a constrição vascular também será induzida. Suponha, agora, que a sua mão direita seja mergulhada na água gelada um certo número de vezes, em intervalos de três ou quatro minutos, e que você ouça uma campainha pouco antes de cada imersão. Lá pelo vigésimo pareamento do som da campainha com a água fria, a mudança de temperaturanas mãos poderá ser eliciada apenas pelo som, isto é, sem necessidade de imergir uma das mãos.
F. S. Keller. Aprendizagem: teoria do reforço, p. 12-3.


Neste exemplo de condicionamento respondente, a queda da temperatura da mão, eliciada pela água fria, é uma resposta incondicionada, enquanto a queda da temperatura, eliciada pelo som, é uma resposta condicionada (aprendida):a água é um estímulo incondicionado, e o som, um estímulo condicionado.


OPERANTE
Os reflexos, condicionados ou não, referem-se principalmente à fisiologia interna do organismo. Muitas vezes estamos mais interessados, entretanto, no comportamento que produz algum efeito no mundo ao redor. Comportamento esse que vem a ser conhecidos como comportamento operante.

Ocomportamento operante abrange quase que todas as atividades humanas que vai desde ao simples fato da tentativa de um bebê de agarrar um objeto desde os mais complexos atos de um adulto. Como nos diz Keller o comportamento operante



“inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. Ocomportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente”


Para melhorar o entendimento sobre os conceitos a respeito do comportamento operante existiu um experimento de Skinner feito com ratos que exemplifica esse tipo de comportamento, experimento esse que ficou conhecido como a caixa de Skinner.

Experimento esse onde se foi colocado um...
tracking img