Teste de impairment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE INTERNACIONAL

CPC 01 – Redução ao valor recuperável de ativos - Impairment IAS 36



Contabilidade Internacional
CPC 01 – Redução ao valor recuperável de ativos - impairmentAprovado por: CVM - Deliberação CVM nº. 527/07; CFC - NBC T 19.10 - Resolução CFC nº. 1.110/07; CMN – Resolução nº. 3.566/08 (BACEN); SUSEP – Circular SUSEP nº. 379/08 (anexo I); ANEEL - Despacho nº4.796/08; ANTT – Comunicado SUREG nº. 1/09; ANS - Instrução Normativa nº. 37/09.
Prof. Marco Túlio Alves

CPC 01 – TESTE DO VALOR RECUPERÁVEL
OBJETIVO E ALCANCE

Devemos testar periodicamente ovalor recuperável de Ativos Imobilizados e Intangíveis. Outros itens do patrimônio poderão ser submetidos ao teste se requerido por outra norma. Os saldos contábeis destes ativos testados devem serajustados de modo que o valor contábil divulgado para um ativo seja plenamente recuperável pela Entidade, seja pelo uso ou pela venda.

Prof. Marco Túlio Alves

CPC 01 – TESTE DO VALOR RECUPERÁVELDefinição do termo utilizado em inglês

IMPAIRMENT – Perda por desvalorização (prejuízo) Valor contábil do ativo que excede (a) no caso de estoques, seu preço de venda menos o custo paracompletá-lo e despesa de vendê-lo ou (b) no caso de outros ativos, seu valor justo menos a despesa para a venda. Normalmente chamado de “teste de impairment”, visto que é um teste que deve ser realizado paraapurar o valor recuperável do ativo.
Prof. Marco Túlio Alves

CPC 01 – TESTE DO VALOR RECUPERÁVEL
FAQ – PERGUNTA FREQUENTE

O que é valor recuperável? Valor recuperável é o maior valor entre ovalor líquido de venda de um ativo e seu valor em uso. O que é valor líquido de venda? Na hipótese de venda do ativo, devemos identificar o seu valor justo e deduzir todos os gastos da venda para assimdeterminamos o valor líquido de venda:

Prof. Marco Túlio Alves

CPC 01 – TESTE DO VALOR RECUPERÁVEL
FAQ – PERGUNTA FREQUENTE

O que é valor em uso? Na hipótese de uso do ativo a Entidade...
tracking img