Inpairment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
Laureate International Universities

INTRODUÇÃO

O objetivo estabelecido para este trabalho e mostrar como ocorre o processo do impairment nas organizações, observando a importância do teste para a contabilidade.

Goodwill e o teste de impairment
O teste de impairment deve ser aplicado sobre o goodwill ao menos uma vez ao ano e, adicionalmente, quando eventosou circunstâncias indicarem que o impairment pode existir. O mesmo é realizado sempre ao nível menor ou mais baixo no qual podem ser reconhecidas as atividades de negócio da empresa e que podem ser distinguidas tanto física como operacionalmente.
De acordo com o SFAS 142 a unidade de negócio deve estar caracterizada por um nível de operacionalização suficiente para a mensuração do desempenho oudo resultado específico. Cabe ressaltar que o SFAS 142 orienta sobre a aplicabilidade do teste de impairment ao goodwill com o intuito de não deixar equívocos quanto ao real valor do goodwill a ser considerado no teste de impairment.
Isto significa que as empresas não podem submeter ao teste de impairment o seu goodwill global, devido a uma eventual supervalorização de unidades que não sejam tãorentáveis do ponto de vista econômico, porém ao serem unidas a outras mais rentáveis, tenham seus valores distorcidos. Cabe a gerência identificar eventos ou circunstâncias que indiquem que o goodwill pode sofrer redução de valor. O SFAS 142 exemplifica alguns eventos ou circunstancias que requerem o teste de impairment para o goodwill:
a) Se as operações correntes da companhia ou uma diminuiçãodo fluxo de caixa da unidade de reporting puderem ser relacionadas a um histórico que permita identificar futuras perdas no fluxo de caixa (adicionais), identificando-se, portanto, um cenário de perdas futuras constantes;
b) Se houver uma mudança relevante em uma ou mais premissas (relacionadas abaixo) utilizada para a mensuração do valor justo da unidade de reporting, como:
b1) Introdução denovos produtos, serviços ou tecnologias por competidores, as quais permitem causar uma expectativa de uma redução significativa de vendas e consequentemente do fluxo de caixa futuro;
b2) Redução da estimativa de vendas futuras pelo advento de novos cenários econômicos ou outros fatores;
b3) Redução da expectativa da geração de lucros ou fluxo de caixa devido à acréscimos no custo de fabricação ouà inabilidade em adotar um plano de redução de custos a médio e longo prazo;
b4) Um recurso de tecnologia atualmente em utilização pela organização (os quais não possuem substitutos alternativos) deverá ser devolvido ou disponibilizado com uma antecedência maior do que a prevista inicialmente;
b5) Mudanças ou reestruturações na unidade de reporting patrocinadas pela gerência;
b6) Mudança nodesempenho econômico-financeiro da unidade de reporting causadas por diretrizes emanadas por órgãos reguladores.
Porém, os eventos citados acima não esgotam os casos em que o teste impairment deverá ser realizado. Existem outros indicadores que podem causar a necessidade de aplicar tal teste, os quais devem ser reconhecidos pela gerência. Para fazer a correta aplicação do teste de impairment énecessário seguir os seguintes passos:
1) Determinação do fair value (valor justo) da unidade de reporting como um todo;
2) Determinação do fair value dos ativos líquidos passivos de reconhecimento;
3) Registro da diferença entre o fair value dos ativos líquidos passivos de reconhecimento e o fair value da unidade de reporting como um todo; a diferença dará origem ao valor do impairment a ser aplicadosobre o goodwill da unidade de reporting;
4) Se o valor registrado do goodwill da unidade de negócio exceder o valor encontrado após a aplicação do impairment, o goodwill será reduzido pelo valor adicional encontrado e a perda deverá ser reconhecida.
No Quadro 1 pode se verificar a aplicabilidade do teste de impairment.
Valor contábil do ativo (incluindo o goodwill) R$ 525.000 Fair value...
tracking img