Impairment teste Contabilidade Internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título do trabalho:
Impairment test [APS 1º bimestre] Contabilidade Internacional
ALUNO: MARCIO ADRIANO TRINDADE
MATRICULA: 1101121
Realizar pesquisa em Demonstrações Financeiras publicadas em 2013, reproduzindo o quadro informativo e a nota explicativa que trata sobre o "impairment test".

Fazer um breve relato sobre a adequação da informação ao que determina o CPC 01R1.

EMPRESAPESQUISADA:
A Abril Educação S.A. – CNPJ: 02.541.982/0001-54 (a “Companhia”) é uma sociedade anônima de capital aberto com sede na cidade de São Paulo, que em conjunto com suas controladas (o “Grupo”) atua no segmento de educação básica e préuniversitária, por meio de linhas de negócios estruturadas da seguinte forma: Editoras Ática e Scipione - editoras de livros didáticos, paradidáticos e sistema deensino SER; Sistema de Ensino Abril Educação - sistema de ensino Anglo e cursos pré-vestibulares; Grupo PH - escolas próprias de ensino básico e cursos pré-vestibulares; Grupo ETB - ensino técnico e profissionalizante; Maxiprint Gráfica e Editora - sistema de ensino Maxi; Escola Satélite - cursos telepresenciais; Edumobi - tecnologia digital de distribuição de conteúdo; SGE – sistema de ensinoGEO; Jafar – cursos preparatórios para concursos públicos, Red Balloon – inglês para crianças e adolescentes; EiVocê - E-learning de treinamento profissionalizante e cursos livres; e Wise Up - inglês para adolescentes e adultos.


Assim, suas atividades são representadas pela edição, impressão, publicação, divulgação e comercialização, no atacado ou varejo, de livros, apostilas e publicações paraeducação básica e de pré-vestibular, podendo ainda realizar treinamento especializado para professores e gestores escolares, reuniões, palestras e workshops relacionados à educação, além das atividades pedagógicas de seus cursos de ensino básico e profissionalizantes através de sistema de ensino e escolas próprias.








QUADRO INFORMATIVO E A NOTA EXPLICATIVA QUE TRATA SOBREO "IMPAIRMENT TEST".







NOTAS EXPLICATIVAS:




BREVE RELATO SOBRE A ADEQUAÇÃO DA INFORMAÇÃO AO QUE DETERMINA O CPC 01R1.

1. INTRODUÇÃO
Impairment em sua tradução literal significa deterioração. Basicamente, o impairment nada mais é do que um teste, feito através de laudo de profissionais habilitados de engenharia de avaliações, que determina qual é o valor recuperável de um ativo, oquanto ele ainda gerará de caixa futuro, seja por seu uso ou por sua venda, e por quanto ele deve ser registrado contabilmente.
No Brasil o parágrafo § 3º do art. 183 da Lei Nº 6.404/1976, que foi alterado pela Lei nº 11.638/2007 e Lei Nº 11.941/2009, estabelece que:
§ 3º A companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível,a fim de que sejam:
I – registradas as perdas de valor do capital aplicado quando houver decisão de interromper os empreendimentos ou atividades a que se destinavam ou quando comprovado que não poderão produzir resultados suficientes para recuperação desse valor; ou (Incluído pela Lei nº 11.638, de 2007);
II – revisados e ajustados os critérios utilizados para determinação da vida útil econômicaestimada e para cálculo da depreciação, exaustão e amortização. (Incluído pela Lei nº 11.638 de 2007).
Ou seja, a Lei foi alterada para que ela ficasse de acordo com os padrões internacionais de contabilidade (IAS 36), sendo que no Brasil, o pronunciamento do IFRS foi traduzido através da deliberação Nº 527/2007 da CVM (Comissão de Valores Imobiliários) que aprovou o CPC 01, que definiu oobjetivo principal do impairment, como segue:

2. CPC-01 (R1) – Redução ao valor recuperável de ativos
O objetivo deste Pronunciamento Técnico é definir procedimentos visando a assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado por uso ou por venda. Caso existam evidências claras de que ativos estão avaliados por valor não...