Teorias psicossociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE TERRA NORDESTE CURSO: ENFERMAGEM DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS DA SAÚDE E DA ENFERMAGEM PROFESSORA: ADRIANA SEMESTRE: 1º SEMESTRE

Alunas: Kaline Helen Jessica Pinto Shirley Batista Naiane Pessoa

Março 2013

SUMÁRIO
Objetivo Introdução Teoria Psicossocial do Desenvolvimento Teoria Psicossocial na Enfermagem Invasão de Privacidade Transplantes e Doação de ÓrgãosTransfusão sanguínea Pacientes com doenças graves Cuidados Paliativos Morte e o Morrer Conclusão Referências Bibliográficas 03 04 05 07 07 07 07 07 07 08 09 09

Página

2

OBJETIVO Este estudo tem como principais objetivos explicar o que é a Teoria Psicossocial, como também saber a área onde ela se aplica. Além disso, o estudo procurar direcionar esta teoria para o profissional deenfermagem.

Página

3

INTRODUÇÃO O ser humano passa por diversas fases psicossociais durante a formação de sua personalidade. Estudiosos procuraram, então, estudar, analisar e traçar períodos mais significativos para a formação dessa personalidade. Houve vários estudiosos que estudaram e falaram sobre esse tema. No entanto, neste trabalho iremos falar somente da Teoria Psicossocial doDesenvolvimento proposta por Erik Erikson, o qual perspectivava o desenvolvimento tendo em conta aspectos de cunho biológico, individual e social. Essa teoria o desenvolvimento evolui em oito estágios, cada estágio contribui para a formação da personalidade total do indivíduo, sendo por isso todos importantes mesmo depois de se os atravessar. A Teoria Psicossocial do Desenvolvimento é uma teoriainterdisciplinar. Dessa forma iremos explicar uma visão sistemática de um fenômeno específico para a disciplina de semiotécnica.

Página

4

TEORIA PSICOSSOCIAL DO DESENVOLVIMENTO Erik Homburger Erikson foi um psiquiatra responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial na Psicologia e um dos teóricos da Psicologia do desenvolvimento. Erik Erikson afirma em sua teoria que ocrescimento psicológico ocorre através de estágios e fases e depende da interação da pessoa com o meio que vive. Em cada estágio o indivíduo enfrenta uma crise psicossocial e deve resolver seus conflitos, seja positiva ou negativamente. Quando a resolução é positiva traz um ganho psicológico, já quando a resolução se dá negativamente o indivíduo ficará socialmente desajustado. A Teoria Psicossocial doDesenvolvimento é dividida em oito estágios. Os primeiros quatro estágios decorrem no período de bebê e da infância, e os últimos quatro durante a idade adulta e a velhice. Cada estágio contribui para a formação da personalidade total do indivíduo.

1º. Estágio – Confiança/Desconfiança Ocorre aproximadamente de 0 à 18 meses. É definida a fase onde a criança pode adquirir ou não a confiança emrelação a si próprio e em relação ao mundo onde vive. Se a criança recebe amor e as suas são satisfeitas, a criança terá melhor capacidade de adaptação às situações futuras, sentindo-se segura.

2º. Estágio – Autonomia/Dúvida e vergonha Ocorre aproximadamente entre 18 meses e 3 anos. É caracterizado por uma contradição entre a vontade própria da criança e as normas e regras sociais, as quais acriança tem que começar a seguir. Neste período a criança passa a ter controle de suas necessidades fisiológicas e responder por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande autonomia, confiança, não devendo ser ridicularizada.

3º. Estágio – Iniciativa/Culpa Ocorre aproximadamente entre os 3 e 6 anos. Nesta fase a criança já deve ter capacidade de distinguir o que é certo ou errado, o que pode ounão fazer. Neste estágio há a possibilidade da criança tomar iniciativas sem que se adquira sentimento de culpa, entendendo de forma superficial o mundo que a cerca.

4º. Estágio – Produtividade/Inferioridade Decorre de 6 à 12 anos antes da adolescência. Neste período a criança frequenta a escola, fase de alfabetização e onde tem um convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exige...
tracking img