Teorias do desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O interesse pelo estudo do processo do desenvolvimento humano vem crescendo cada vez mais e, contudo tem dado origem a várias teorias sobre a evolução da personalidade. Pode-se dizer que essas teorias são complementares é que o estudo do processo evolutivo do ser humano é de natureza eclética. Para os que estudam o desenvolvimento humano do ponto de vista do processo de aprendizagem, ocomportamento pode ser classificado em reflexo e operante, conforme o nível de condicionamento ou complexidade de sua estrutura. Reforço, condicionamento, generalização e extinção são conceitos fundamentais para a interpretação do desenvolvimento humano em termos das teorias da aprendizagem. Do ponto de vista da aprendizagem social, o processo de imitação em particular é de fundamental importância paraesses teóricos.
Segundo Lerner, as teorias da aprendizagem social baseiam seu estudo do desenvolvimento nas seguintes pressuposições: “Todo comportamento humano é aprendido. O comportamento é o produto de respostas controladas por estímulos ambientais específicos.” Estes estímulos exercem seu controle sobre o comportamento de acordo com as leis de condicionamento clássico ou condicionamentooperante.“As respostas do organismo são evocadas ou mantidas por mecanismos condicionantes antecedentes ou consequentes.” Logo, “visto que todo comportamento humano é composto de mecanismos operantes ou respondentes do tipo estímulo-resposta, segue-se logicamente que os estimulo são a causa do comportamento humano e as respostas são os efeitos dessas causas.”
O ponto central das teorias da aprendizagemsocial no estudo do desenvolvimento é o de que determinado estímulo causa determida resposta independentemente das características que o organismo possua. A implicação lógica dessa posição é a de que nossa atenção deve centralizar-se o estímulo que produz a resposta.Freud formou a hipótese de que, assim como existe energia física quantificável, existe também uma energia psíquica de naturezalibidinosa que exerce grande influência sobre o comportamento humano, esse é um dos conceitos fundamentais da teoria. Outro conceito fundamental da teoria de Freud é sua noção de pulsões ou de instintos básicos. Instintos são pressões que dirigem um orgasmo para determinados fins particulares.
Quando Freud usa o termo, ele não se refere aos complexos padrões de comportamento herdados dos animaisinferiores, mas aos seus equivalentes humanos. Tais instintos são "a suprema causa de toda atividade". Freud reconhecia os aspectos físicos dos instintos como necessidades, enquanto denominava seus aspectos mentais de desejos. Os instintos são as forças propulsoras que incitam as pessoas à ação.Todo instinto tem quatro componentes: uma fonte, uma finalidade, uma pressão e um objeto. A fonte é quandoemerge uma necessidade, podendo ser uma parte ou todo corpo. A pressão é a quantidade de energia ou força que é usada para satisfazer o instinto e é determinada pela intensidade ou urgência da necessidade subjacente.
Os instintos humanos servem apenas para iniciar a ação. Mas esta, por sua vez, não é predeterminada pela biologia de nossa espécie e nem se caracteriza sempre numa determinada açãoparticular. O número de soluções possíveis para um ser humano satisfazer uma finalidade instintiva é uma soma de sua necessidade biológica inicial, mais seu desejo mental (que pode ou não ser consciente) e mais uma grande quantidade de idéias anteriores, hábitos e opções disponíveis. Freud assume que o modelo mental e comportamental normal e saudável tem a finalidade de reduzir a tensão a níveispreviamente aceitáveis. Embora seja possível catalogar uma série ampla de instintos, Freud tentou reduzir esta diversidade a alguns instintos que chamou de básicos.
Para Freud, há dois instintos básicos que determinam o comportamento do homem. O primeiro instinto fundamental é chamado Eros e representa o impulso para a vida, para a criatividade e para própria preservação de organismo como individuo...
tracking img