Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM




















MÉTODOS CONTRACEPTIVOS


















ECLISON FRANCISCO CESÁRIO DA SILVA CARVALHO FERNANDA HORTA RAYMUNDO

LETÍCIA CARNEVALI

2º PERÍODO
JUIZ DE FORA
2009

ECLISONCESÁRIO

FERNANDA HORTA RAYMUNDO
LETÍCIA CARNEVALI














MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

























JUIZ DE FORA
2009


SUMÁRIO




1- Introdução
2- Métodos contraceptivos
3- Métodos comportamentais
4- Métodos de barreira
5- Métodos hormonais
6- Métodos cirúrgicos
7- Outros métodos hormonais
8- Anticoncepçãode emergência
9- Conclusão
Referências bibliográficas




































1- INTRODUÇÃO


Não adianta saber da existência dos diferentes métodos, é essencial o conhecimento de seu funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento desses fatores leva ao seu uso inadequado, com o risco de uma gravidezindesejada.
É importante que se tenha em mente que antes de optar por um método contraceptivo específico, é recomendável que se consulte um ginecologista, que será capaz de avaliar o caso, já que nem todas as mulheres podem usar todos os métodos disponíveis. Ou seja, existem algumas contra-indicações.
A escolha do método contraceptivo deve ser sempre personalizada levando-se em contafatores como idade, números de filhos, compreensão e tolerância ao método, desejo de procriação futura e a presença de doenças crônicas que possam agravar-se com o uso de determinado método. Como todos os métodos têm suas limitações, é importante saber quais são elas, para optar por um dos métodos.






.




2- MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Métodos anticoncepcionais são aqueles queimpedem o encontro do espermatozóide com o óvulo, são procedimentos, dispositivos ou substâncias hormonais que são utilizados para evitar uma gravidez. Cada contraceptivo tem suas vantagens e desvantagens. Existem os que impedem a ovulação e os que evitam a penetração dos espermatozóides no útero.
A prevenção da gestação não planejada é fundamental, principalmente para adolescentes e adultosjovens sexualmente ativos, que devem ser orientados precocemente, uma vez que a idade para início das relações sexuais está diminuindo cada vez mais, enquanto estão aumentando o número de adolescentes grávidas.
Na orientação sobre os métodos anticoncepcionais deve ser destacada a necessidade da dupla proteção (contracepção e prevenção as DST e HIV/AIDS), mostrando a importância dos métodos debarreira, como os preservativos masculinos ou femininos.
Os métodos contraceptivos são classificados em cinco grupos:
( Métodos comportamentais;
( Métodos de barreira;
(Métodos hormonais;

(Métodos cirúrgicos;
(Dispositivos intra-uterinos;


3- MÉTODOS COMPORTAMENTAIS
Esses métodos baseiam-se na observação das características do ciclo menstrual, com abstinência sexual durantealguns períodos. Requerem que a mulher esteja sempre atenta aos sinais e seja capaz de reconhecê-los adequadamente, já que podem ocorrer variações importantes. Geralmente, calcula-se a data provável da ovulação e faz-se a abstinência por 4 dias antes e três dias depois dessa data, período de maior fertilidade da mulher.
Esses métodos apresentam baixa eficácia, alteram o comportamento do casal,dependem de motivação e aprendizado e não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis.
Os métodos naturais apresentam falhas em 10 a 30% dos casos e são desaconselhados para: quem não possui parceiro fixo; no início da vida sexual; casais que desconsideram totalmente a possibilidade de gravidez (já que esses métodos apresentam falhas).


3.1- Tabelinha, Ritmo, Ogino Knaus


A...
tracking img