Deficiencia desempenho muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFICIÊNCIA DO DESEMPENHO MUSCULAR
Carrie Hall e Lori Thein Brody



Vários fatores podem resultar na deterioração do desempenho muscular, como o dano direto ao músculo, fatores biomecânicos, limitações cardiovasculares, incoordenação neuromuscular, ou alguma patologia que pode limitar a produção de força. As deficiências no desempenho muscular também podem ser classificadas pelasdeficiências na produção de força, torque, potência ou trabalho. O exercício terapêutico intervém na limitação funcional gerada, devido a uma deficiência muscular, ou mesmo na prevenção desta.

Definições
* Poder (Vigor): Poder é definido habitualmente como a força máxima que um músculo consegue desenvolver durante uma única contração. Esse poder é resultado de interações complexas do sistemaneurológico, muscular, bioquímico e cognitivo, podendo ser avaliado em termos de força torque, trabalho e potência.
* Força: É um agente que produz, ou tende a produzir uma mudança no estado de repouso, ou de movimento de um objeto. O influxo neural, a organização mecânica do músculo, a área em corte transversal, a composição por tipos de fibras, idade e o sexo são fatores que fluência a produçãode força muscular.
* Torque: É a capacidade de uma força produzir rotação. É o efeito rotacional de uma força com relação a um eixo. Muitas vezes poder (vigor) é usado como sinônimo de torque. O torque pode ser alterado na biomecânica modificando a magnitude da força, modificando o comprimento do braço de momento e modificando o ângulo entre a direção da força e o momento.
* Trabalhos epotência: Trabalho é a magnitude de uma força atuando sobre um objeto multiplicado pela distancia, através da qual a força atua, e potência é o ritmo de execução do trabalho.
Ações musculares
As ações musculares podem ser divididas em duas categorias gerais: estáticas e dinâmicas. Uma ação muscular estática, ou isométrica, é uma contração na qual a força é desenvolvida sem qualquer movimento aoredor de um eixo, logo nenhum trabalho é realizado. As ações musculares dinâmicas, ou isotônicas, envolvem movimentos.
As ações musculares dinâmicas são classificadas em concêntricas e excêntricas. Concêntricas são contrações musculares com encurtamento e excêntrico com alongamento. As contrações excêntricas geram maior força que concentricamente, com menor custo metabólico. O termo isocinético éuma contração muscular excêntrica ou concêntrica, na qual é mantida uma velocidade constante através de toda ação muscular.
Durante os padrões de movimentos funcionais ocorrem combinações de contrações estáticas e dinâmicas. Essas combinações de contrações formam um tipo natural de ação muscular que recebe a designação de ciclo de alongamento-encurtamento (CAE).
Morfologia e fisiologia nodesempenho muscular
* Estrutura macroscópica do musculo esquelético: As células musculares são denominadas fibras musculares. Essas fibras são multinucleadas, paralelas umas as outras e separadas pelo endomísio. Até 150 fibras formam um fascículo circundado pelo perimísio. O musculo como um todo é envolto pelo epímisio. Debaixo do endomisio esta o sarcolema , que envolve o conteúdo celular dasfibras. O sarcoplasma contem proteínas contrateis, enzimas, organelas, e o conteúdo celular das fibras musculares.
* Ultra estrutura do musculo esquelético: Cada fibra muscular é compostas por miofibrilas, que são constituídas por miofilamentos. Os miofilamentos são formados por duas proteínas, actina e miosina. A unidade contrátil da miofibrila inteira é o sarcomero.
* Sarcomero: Os filamentosde actina e miosina dentro do sarcomero participam principalmente no processo mecânico da contração muscular e elaboração da força. Cada ponte cruzada de miosina é um gerador independente de força.
* Sistema de Túbulos intracelulares: O reticulo sarcoplasmático possui uma vesícula saculiforme que armazena o cálcio. O sistema de túbulos T funciona como uma rede de micro transporte para...
tracking img