Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA




1. CONCEITOS:

VALOR - relação entre um sujeito que valora e o objeto que é valorado.
NÃO-INDIFERENÇA – atribuir um valor a alguma coisa é não ficar indiferente a ela. Portanto,a não-indiferença é a principal característica do valor.
AFETIVIDADE – Os valores existem na ordem da afetividade, somos afetados pelas coisas ou pessoas com as quais nos relacionamos.
ORIGEM DOVALOR MORAL – Viver bem.
SUJEITO MORAL – O Eu enquanto capaz de reconhecer o Outro como um Outro Eu.

MORAL - Conjunto de regras que orientam o comportamento humano em um determinado tempo e em umadeterminada sociedade.
ÉTICA – teoria que realiza a reflexão crítica sobre a experiência moral e que tem por fim discutir as noções e princípios que fundamentam a conduta moral.

2. ARESPONSABILIDADE MORAL

O homem não é responsável por todos os atos que prática. Só o é em duas condições fundamentais. Fora delas não há mérito nem demérito nas ações humanas.
- O ato deve ser consciente.O ato moral e responsável supõe que o agente o tenha praticado com um mínimo de consciência e lucidez; requer o conhecimento das conseqüências decorrentes do ato. Muitos criminosos são absolvidos porfalta de provas de que agiram conscientemente.
- O ato deve ser livre. Além de consciente, o ato moral terá de ser livre. Coações internas, como distúrbios psíquicos incontroláveis, podematenuar ou anular a responsabilidade moral de um ato. Coações externas, como o uso da força e da ameaça de morte, também isentam o agente moral da responsabilidade moral. (CORDI,2000)

CONSCIÊNCIA –faculdade de discernimento, ter pleno conhecimento da ação e de seus efeitos.
LIBERDADE - Para Aristóteles a liberdade é o princípio que permite escolher entre alternativas possíveis, realizando-se comodecisão e ato voluntário. Para Marx a liberdade segue o mesmo princípio aristotélico, porém, não coloca a liberdade no ato de escolha realizado pela vontade individual, mas na atividade do todo, do...
tracking img