Teoria e desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O delineamento de um modelo de gestão da inovação depende de um profundo conhecimento do ambiente interno: estratégia, cultura, estrutura, processos, pessoas, etc. de cadaempresa e das carterísticas do ambiente geral e competitivo em que está inserida.
A interação das múltiplas variáveis que constituem esses diversos ambientes modifica,de forma substancial, como cada empresa cria valor por meio de um processo sistemático de inovação. A dificuldade enfrentada pelas empresas, para lidar com essa complexainteração de variáveis, impossibilita estabelecer um modelo geral de gestão de inovação aplicável em qualquer companhia.
Cada empresa, em função das peculiaridades do seuambiente geral, competitivo e interno, deve desenvolver um sistema de gestão de inovação próprio. Diversos estudos apontam para alguns aspectos básicos que devem constituirqualquer modelo de inovação.
Segundo Longanezi et al (2008), a decisão de implementação de um sistema de gestão da inovação requer a consideração de três diferentesaspectos: a adoção de um modelo referencial capaz de representar o processo na maior abrangência possível, a utilização de técnicas de gestão de processos que integrem asdiferentes áreas e estágios envolvidos no processo e o desenvolvimento de ferramentas específicas para dar suporte às decisões dos administradores.
O modelo referencial visaauxiliar o gestor interessado no processo de formulação e implantação de sistemas de gestão da inovação. Ele deve identificar as atividades-chave, a necessidade de uma estruturaorganizacional que garanta a integração entre as áreas e o fluxo contínuo do conhecimento, possibilitando desta forma a melhoria contínua do desempenho do sistema.
tracking img