Teoria do desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do Desenvolvimento Humano de Vygotsky



Lev Semenovich Vygotsky, nasceu na Bielo-Rússia, em 1896, que após 1917 veio a ser incorporada pela URSS. Vygotsky morre em 1934, comtuberculose, porém, seus trabalhos no campo da psicologia do desenvolvimento humano geraram grande mobilização por parte de teóricos do mundo, que até hoje as tomam como referência em seus estudos sobredidática, mediação, lingüística, entre outros temas tratados pelo teórico. Em sua teoria Psicológica Sócio Histórica, Vygotsky colabora para o entendimento das funções do pensamento e o fator históricocultural humano.

Vygotsky baseia sua teoria nos ensinamento de Marx para o materialismo histórico e dialético, é impossível tentar entende-la sem reconhecer o caráter marxista que fundamenta suasinvestigações. O materialismo histórico e dialético de Marx, que ganha grande repercussão no mundo a partir da Revolução Russa de 1917, postula que cada modo de produção possui relações de produção, meios deprodução, superestruturas e classes sociais correspondentes ao seu tipo de formação social. Logo, Vigotsky acredita que o desenvolvimento mental está completamente entrelaçado as questões sócioculturais existentes à época.

Assim, com a sua teoria Sócio Histórica, Vygotsky conclui que o homem é composto de estruturas elementares, que são produto de suas experiências em sociedade. E também setorna capaz de construir estruturas superiores, que são produto das trocas que esse realiza constantemente estando inserido em determinada cultura. O teórico pretendia uma abordagem que buscasse asíntese do homem como ser biológico, histórico e social. Ele sempre considerou o homem inserido na sociedade e, sendo assim, sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do serhumano com ênfase da dimensão sócio histórica e na interação do homem com o outro no espaço social.

Vygotsky defende que o homem já é constituído de um aparato histórico cultural capaz de...
tracking img