Teorias de desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Importância de teorias
O desenvolvimento humano é definido como uma sequência de passos, que se desenvolvem e organizam nos humanos, desde o nascimento e durante toda a vida. Esse desenvolvimento não se aplica só ao crescimento, mas também a capacidades e conhecimento como vocabulário, e principalmente um foco nas reorganizações no pensamento que alteram o modo como interagimos com o mundo.Exemplos incluem a emergência da capacidade para considerar o ponto de vista ou percepções de outras pessoas ao mesmo tempo em que se considera o nosso próprio ponto de vista e percepções.

Estes desenvolvimentos ocorrem em diversos domínios como o cognitivo, neurológico, físico, emocional e social. Esse desenvolvimento percorre toda a vida, mas grande parte é na fase infantil e adolescente.Este estudo agrega em diversas disciplinas como educação, antropologia, filosofia, medicina e biologia. O desenvolvimento psicológico lida principalmente com o desenvolvimento desde a concepção à maturidade na adolescência, embora também explique o desenvolvimento adulto.

Teorias científicas são explicações sistemáticas que unificam vários fenômenos e fatos observados. Delas surgemmetáforas, modelos, ou fórmulas para compreensão e previsão de processos de desenvolvimento, e o progresso desse desenvolvimento sob um determinado conjunto de circunstâncias. As teorias não são uma perfeita explicação ou modelo de realidade, mas sem elas não progredimos na nossa compreensão e não podemos usar os fatos que reunimos.
Pontos importantes são referentes à natureza básica da criança e aimportância relativa da natureza e educação no nosso desenvolvimento. Todo tem teorias ingênuas sobre natureza humana mesmo sem conhecer a maioria das teorias do campo de Psicologia do Desenvolvimento. Com tal conhecimento essas teorias ingênuas modificam-se.
Há critérios que os cientistas usam para avaliar se uma teoria é boa ou não.
1. A teoria reflete o mundo real dos humanos, particularmentecrianças?
2. A teoria é suportada por provas convincentes?
3. A teoria explica o passado e prevê o futuro?
4. Pode a teoria suportar novos dados e descobertas?
5. A teoria estimula novas pesquisas e descobertas?
6. É a teoria claramente compreensível, e simplifica em vez de complicar o mundo?
7. É a teoria auto - satisfativa?

Estas listas de questões servem como uma guia de avaliação de cadateoria. Se as respostas são geralmente “sim”, podemos confiar que a teoria é boa.

Um aspecto a ter em conta é o custo das teorias. Embora elas organizem e clarifiquem os conceitos, podem também criar um viés na visão e ofuscar fatos adicionais. Uma teoria pode também simplificar em demasia a realidade do mundo.
3. Contexto cultural e histórico

Fisiologicamente e neurologicamente as criançasprovavelmente não mudaram muito em milhares de anos, mas, no entanto crescem de formas diferentes o que altera a nossa perspectiva da sua natureza. O contexto cultural e problemas de um período histórico e cultural influenciam práticas específicas de educação, que por sua vez influenciam a perspectiva que as pessoas têm da natureza humana, em particular das crianças. Na verdade essa influencia érecíproca.
Em Sociedades Caçadoras (Coletor), as crianças são mantidas próximas dos pais e têm fortes apegos entre eles. As crianças são consideradas diferentes de adultos e não têm muitas responsabilidades.

Nas Sociedades Agrárias o foco é ensinar as pessoas a cooperarem, fazerem parte do grupo, e a serem mais valias econômicas para a sociedade. São mais disciplinadas, têm mais responsabilidades,e são tratadas como adultos em miniatura.

Em Sociedades Tecnológicas as crianças não são uma necessidade econômica mas tornam-se um fardo financeiro. São valorizadas pelo seu potencial e valor inerente. São tratadas diferentes dos adultos, o período da infância é expandido, e a responsabilidade para desenvolver e educar é dado às instituições sociais, como escolas.

As perspectivas...
tracking img