Teoria geral de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

Para se entender adequadamente o escopo da Administração em sistemas de informação devemos, primeiramente, compreender os conceitos básicos de sistemas e a base filosófica que a norteia.
Atualmente, a palavra “sistema” é mal empregada, usada de forma indiscriminada e sem qualquer critério, originando, em especial nos meios empresariais, a confusão de usa-la comodefinição.Ou ainda, é usada para expressar determinadas situações dentro de um software.
Quando se fala de sistemas, um nome deve ser, obrigatoriamente, citado: Ludwing Von Bertalanffy, um dos mais importantes cientistas do século XX, que elaborou a teoria geral dos sistemas há mais de trinta anos e que nada perdeu em importância. Nasceu em 1901 e morreu em junho de 1972. Deixou mais detrezentos trabalhos publicados.Seus principais legados são: o “conceito organísmico”, a “concepção do organismo como um sistema aberto” e a construção da “Teoria Geral dos Sistemas”.
O conceito básico de sistemas de informação estabelece que todo sistema é um conjunto de elementos interdependentes em interação, visando atingir um objetivo comum.Teoricamente, há dois tipos de sistemas: aberto e fechado.Osistema aberto é o que sofre influências do meio e que, com suas ações, influencia o meio; o sistema fechado não sofre influências do meio nem o altera com suas ações internas.
No entanto, todo sistema pode ser decomposto em partes menores denominadas subsistemas.Os subsistemas são conjuntos de elementos interdependentes que interagem para atingir um objetivo comum, que ajudará o sistema aatingir o seu objetivo maior.Todo sistema apresenta as entradas de dados (input), processamento e saídas das informações (output) e feedback.Comparado a um ser vivo, entendemos que o sistema também possui um processo de evolução composto de criação, evolução e decadência.Esquematizado, um sistema pode ser escrito por meio de diagrama, conforme mostra a figura a seguir:



Figura 1.1 Esquemateórico de qualquer sistema

Vejamos agora algumas definições abordadas por Laudon & Laudon (1196), conforme tabela a seguir:

Tabela 1.1 Conceitos básicos em sistemas de informação, Laudon & Laudon (1996)

CONCEITO DEFINIÇÃO BÁSICA

DADO Elemento que representa eventos ocorridos na empresa ou circunstâncias físicas, antes que tenham sido organizados ou arranjados de maneira que aspessoas possam entender e usar.

INFORMAÇÂO Dado configurado de forma adequada ao entendimento e à utilização pelo ser humano.

INPUT Ato e efeito de captura ou coleta de dados sejam internos ou externos a organização, para processamento no sistema.

PROCESSAMENTO Conversão, manipulação ou tratamento de matéria-prima que, entrando sob uma forma, assume outra diferente para sercompreensível pelo ser humano.

OUTPUT Saída e distribuição da informação processada ás pessoas ou órgãos ou atividades, onde serão usadas para a tomada de decisão.

FEEDBACK Saídas que retornam para apropriação pelos membros da organização para auxilio na avaliação ou correção do input.

Já com relação ao ciclo de vida dos sistemas de informação, podemos demonstrar as fases, conforme tabela aseguir:

Tabela 1.2 Ciclo de vida dos sistemas de informação, Laudon & Laudon (1996)

CONCEITO DEFINIÇÃO BÁSICA

CRIAÇÃO È a fase em que o sistema é desenvolvido.As funções e os objetivos propostos são estudados e levantam-se os elementos que irão compor o sistema. Os subsistemas são desenvolvidos, testados e desde que atendam aos objetivos preestabelecidos, o sistema será implantado.EVOLUÇÃO O sistema sofre manutenção para que consiga acompanhar as necessidades do meio ambiente que o cerca. Empregam-se novas técnicas, novos módulos, tentando prolongar a vida do sistema.

DECADÊNCIA Em determinado momento, as necessidades do meio ambiente evoluíram tanto e requerem cada vez mais do sistema, que este já não suporta mais as alterações necessárias. É nesse momento que se...
tracking img