Tecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto expositivo explicativo – é um tipo de texto que tem por objectivo principal a transmissão de conhecimentos a cerca de uma dada realidade, isto é, fazer saber ou fazer conhecer.
Podemos dizer que o texto visa transformação do estado cognitivo dos sujectos aos quais se destinam informando de forma clara e objectiva,coesa e coerente.
Textos expositivos – em geral, são textos queveiculam o conhecimento mais sistematizado, transmitindo culturalmente, difunde o saber utilizando uma estrutura expositiva-explicativa, como conceito e definições (exemplo: textos expositivos de livros didaticos, verbetes de enciclopédia, seminário, conferência, relatório cientifico etc.)
Textos expositivos explicativos – tem por finalidade expor e explicar algo.Funções de linguagem
Nos textos expositivos explicativos predominam duas funções de linguagens:
* Função referêncial e
* Função metalinguistica
Função referêncial – é aquela que usa-se para transmitir uma informação nova.
Função metalinguistica- é usada em segmentos que visam explicar ou exclarecer o sentido de uma noção ou expressão anterioer.
Os textosexpositivos-explicativos apenas apresentam uma informação que se considera nova, partindo de um saber que se pressupõe que o leitor o detenha. Dai os tipos de linguagem usado tem haver com o publico.
Neste tipo de textos, podemos identificar os momentos correspondentes as partes do texto a saber: a fase de questionario que contém de forma explicita ou implicita uma questão que se vai responder ao longo do texto,ou por anuciar o tema / assunto/ problema da exposição. Que corresponde a introdução, a fase da resolução, corresponde ao corpo explicativo ou desenvolvimento e a fase dew conclusão.
Nos textos expositivos-explicativos podemos indicar três tipos de enuciados:
* Enuciado expositivo – contendo as informações com as quais o autor do texto pretende fazer saber ou seja transmitir os novossaberes.
* Enuciado explicativos – visa fazer compreender oque se transmite.
* Enuciado balisa – com a finaldade de marcar as articulações do discurso, isto é, enuciar oque vai ser dito, resumir oque se disse, ou seja estabelecer os nexos da ligação entre as diversas partes do texto.

RELACTIVAMENTE AS CARACTERISTICAS LINGUISTICAS,O TEXTO EXPOSITIVO-EXPLICATIVO APRESENTA

O uso do presente do indicativo com o valor generico, se refere os factos que são tidos como verdadeiros por parte de quem as enucia, portanto uma verdade que perduro independentementendo tempo em que ele é dita.
Emprego da passiva como uma estrategia de impessoalizar o discurso cientifico objectivo e sujeito de estar afastedodo seu discurso e isso consegue-se com o recurso a passiva. O texto cientifico e monologico.
As nomenalizações são usadas para condensar oque foi dito e assegurar a progressão do texto. Não são usados os objectivos valorativos, a não ser que eles sejam necessariamente exigidos pelo discurso.
A expressão explicativa permite ao emissor torna mais clara a sua comunicação e orienta acompreessão do leitor.
Os conectores discursivos são os elementos que vão assegurar as relações entre as diversas partes do texto.
No texto expositivo-explicativo são usados conectores com frequência e são de natureza logica. Eles marcam laços de edição, oposição, laços de consecução ou casualidade.

AS DIFERENÇAS ENTRE TEXTO EXPOSITIVO-EXPLICATIVO E TEXTO EXPOSITIVO ARGUMENTATIVOObjectivo da produção deste tipo de textos
1.Texto expositivo-explicativo visa basicamente a transmissão de saberes (conhecimento) , ou seja fazer e fazer compreender, enquanto o texto expositivo argumentetivo é feito para apresentar um ponto de vista do autor , tem o objectiv de atrair a adesão do leitor ou seja visa influenciar o outro a mudar de atitude ou assumir uma determinada posição.
2.O texto...
tracking img