Trab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Os dados da Organização Mundial de Saúde - OMS é cada vez mais assustador em relação aos problemas de ordem psiquiátrica, especialmente quando se referem a uma faixa etária tão suscetível: os adolescentes. Os distúrbios alimentares são em cada momento mais incidentes do se possa imaginar e pior: muitas vezes se instalam despercebidamente a ponto de só virem a dar sinal quandomuitos estragos já estão instalados.
Outro tema de muita importância ou até mesmo pior é referente à exploração da mão de obra infantil, problema este de ordem diversa socialmente falando quando envolve uma série de fatores que acabam por culminar na exploração das Mao de obra infantil.
Os temas apresentados a diante são de valia extrema, principalmente quando focados pelo olhar do profissional desaúde que muita atenção deve dispensar a fim de obter êxito em abordar e procurar solucionar uma vez identificado o problema citado acima.
Inicia-se assim a apresentação de uma pesquisa voltada a temática proposta com a modesta esperança de se alcançar a meta inicial em focar e dividir atenção e conhecimento adquirido com este trabalho.

2. DISTÚRBIOS ALIMENTARES
De acordo com dados daOrganização Mundial de Saúde – OMS, em tempos de paz, pelo menos 10% das crianças de qualquer país nascem ou adquirem impedimentos, físicos, mentais ou sensoriais, que interferirão no seu desenvolvimento. (MIRANDA, et al, 2003).
Referidos na literatura médica há alguns séculos, a temática, transtornos alimentares nas últimas décadas tornou-se realmente um problema de maior interesse comum e que requermaior atenção e cuidados no seu enfrentamento.
Segundo Grillo e Silva (2004), não há consenso sobre uma definição dos transtornos do comportamento, sendo que ela pode variar em diferentes culturas. Não também coo medir de forma objetiva a presença e a severidade de um transtorno comportamental, o que traz dificuldades na detecção precoce.
De acordo com Appolinário e Claudino (2000), ostranstornos alimentares geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na infância e na adolescência. De uma maneira geral, podemos dividir as alterações do comportamento alimentar em dois grupos: os precoces e os de aparecimento tardio.
Comumente, os transtornos alimentares são vistos como patologias que acometem os planos psíquico e somático. As alterações do comportamento alimentar podem terforte impacto sobre a saúde geral do indivíduo. (CLAUDINO E ZANELLA, 2005).
Estes impactos referidos manifestam-se por meio de estados de peso extremos nas patologias, como caquexia e obesidade mórbida. Pode-se entender que os transtornos alimentares são caracterizados por uma grave perturbação do comportamento alimentar.
Segundo Claudino e Zanella (2005), os pacientes que sofrem de distúrbioalimentar podem experimentar a crise vinculada basicamente a uma exacerbação dos sintomas dos sintomas físicos, perturbação psicológica, angústia interpessoal ou alguma combinação dessas áreas do funcionamento.
Para Claudino e Zanella (2005, p. 3) em relação à etiologia dos transtornos alimentares sabe-se que:
Atualmente, a natureza multifatorial da etiologia dos transtornos alimentares (TA) já éamplamente reconhecida, envolvendo fatores como vulnerabilidades genéticas, psicopatologia parental, experiências adversas e pressões socioculturais. Classicamente, esses fatores etiológicos podem ser diferenciados em predisponentes, precipitantes, protetores e mantenedores dos TA.
Em relação aos fatores predisponentes tem-se: pessoais, familiares e culturais; fatores precipitantes tem-se:insatisfação com o corpo e o peso o que leva a dieta para emagrecer e como fatores mantenedores tem-se: consequências da desnutrição e do ciclo compulsão/purgação. (GARNER, 1993 apud CLAUDINO e ZANELLA, 2005).
Para Claudino e Zanella (2005) as crianças e pré-adolescentes também desenvolvem TA, os quais, quando o início do quadro se dá antes dos 14 anos, são denominados transtornos alimentares com...
tracking img