tecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
A Técnica do Papel Machê
Modelo de projeto feito a pedido da Secretaria de Cultura e Turismo de Valença - RJ, mas ainda não iniciado

Oficina: A técnica do papel machê
(Reaproveitamento de sucata)


Mascaras, Fantoches
e Objetos Decorativos de papel machê

As Mascaras, Fantoches e Objetos Decorativos são criações únicas, versáteis e com um custo de produção muito barato.

Com estetécnica você pode criar vários formatos e tamanhos, com qualquer especificação, ou detalhe que queira aplicar. A dica para máscaras é que se use um balão para moldar, produzindo um material que tem grandes chances de ser comercializado para as companhias de teatro ou em épocas de comemorações festivas.
Para criar máscaras inspire-se nas máscaras do famoso carnaval de Veneza, na Itália, e faça peçasmaravilhosas.

Passo a passo na criação de mascaras:
Faça a mistura de 1 xícara de cola com 3 xícaras de água (se muito grande, ou com detalhes variados, vai precisar de mais deste material).
Com uma colher de pau, mexa bem, para que fique totalmente mesclado.
Numa das tigelas, coloque o papel toalha, já picado em pequenos pedaços, sendo que poderá desfiá-lo com uma tesoura também, paraagilizar o processo.
Adicione um pouco da pasta de cola, somente o suficiente para trabalhar o molde. O mais indicado é usar material que ocupe apenas uma xícara da pasta de cola, assim poderá sobrar massa para trabalhar mais detalhes na máscara (como detalhes tortuosos e pontiagudos no topo).
Encha o balão de ar, o suficiente para equiparar-se ao tamanho de uma cabeça. Arranje um local onde possaprender o balão (use a fita adesiva para fixá-lo), de forma confortável o suficiente para que possa trabalhar o molde.
Faça o revestimento de todo o balão com a massa de papel machê, deixando espaço perto do bico.
Na outra tigela, rasgue as folhas de jornal em pequenas tiras, de pouco mais de 2 centímetros. Mergulhe-os em outra parte de massa de cola, e envolva todo o balão.
Atenção com o modocomo aplica as camadas. Quanto mais lisa ficarem, menos trabalho terá no acabamento.
Faça duas camadas completas. Deixe secar até ao dia seguinte. Quando então, passarão outras duas camadas. Deixe que sequem completamente. Repita o processo com a massa de papel toalha, e novamente espere secar.
Depois de seca, estoure o balão, e remova-a. Crie as características faciais, esculpindo os ouvidos, assobrancelhas, a boca e o nariz. Faça esses detalhes faciais com a massa de papel toalha (que tem espessura similar à argila), aplicando diretamente no machê endurecido.
Coloque para secar (outra vez!).
Em seguida, prepare-a para o uso. Com uma faca artesanal, ou estilete, corte uma abertura no fundo, para permitir que a máscara possa ajustar à cabeça. Um corte mais largo na parte de trás vaiajudar neste processo.
Ou poderá cortar o molde do rosto. Com um lápis, desenhe os olhos, e corte as aberturas. Lixe, para aparar as arestas e deixar a superfície bem plana. Pinte-a com tinta acrílica e decore como preferir.
Sugestão: se cortar o molde do rosto, uma boa maneira de criar uma máscara bonita é rodear toda a extremidade com uma linha fina de glitter preto, com espessura de umcentímetro, mais ou menos. Em seguida, cubra toda a extensão desta linha com lantejoulas, de forma intercalada. Se quiser, poderá colar cabelo falso, e outros ornamentos. Basta dar asas à imaginação para criar uma máscara belíssima.

Dica: Somente depois da peça bem seca é que se pode pensar no revestimento, que pode ser feito utilizando qualquer das técnicas que se conhece, desde o revestimento simplescom papel ou tecido, até técnicas de decoupage ou outras que se domine. Após então é feito o arremate da peça com uma ou duas camadas e verniz apropriado para a técnica de revestimento utilizada.

Uma dica: os moldes indicados permitem criar uma estrutura de base. No entanto, se quiser obter formas que saem fora desta estrutura (uma asa para um recipiente, um nariz para uma máscara), recorte...
tracking img