Tcc custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE DE CUSTOS PROF.FÁBIO BRUSSOLO1 – INTRODUÇÃO
A contabilidade pode ser considerada como uma metodologia quecapta, registra, acumula, resume e analisa todos os eventos queafetem a situação financeira, econômica e patrimonial de qualquerentidade.Porém, uma das principais funções atuais da contabilidade, é fornecerdiferentes tipos de informações de acordo com a necessidade deseuusuário.Portanto, foram criadas algumas nomenclaturas, à saber:

Contabilidade Financeira: é aquela que atende às necessidades legais da contabilidade e os requisitos fiscais;

Contabilidade Gerencial: ligada à administração daempresa. Tem como principal função gerar informaçõespara a tomada de decisões dentro da empresa;

Contabilidade de Custos: voltada à análise dos gastosrealizados pelaentidade no decorrer de suas operações.A Contabilidade de Custos nasceu juntamente com o advento daRevolução Industrial (Século XVIII), pois até então, só existia achamada contabilidade financeira (ou geral). Com o crescimento dasempresas industriais, o contador da época se viu obrigado a criarprocedimentos para se chegar ao valor dos estoques nesse novo tipode empresa.Para isso, utilizou os princípiosjá utilizados pelas empresascomerciais e criou os procedimentos hoje conhecidos comoContabilidade de Custos.Até anos atrás a Contabilidade de Custos era aplicada maisespecificamente pelas empresas industriais, mas com o crescimentodas empresas prestadoras de serviços, e o aumento da concorrência,a decisão baseada em custos se torna cada vez mais importante,então as técnicas utilizadas pelasindústrias passaram a sernecessárias também em empresas de serviços.
2 – TERMINOLOGIA BÁSICA PARA A CONTABILIDADE DECUSTOS
Para se entender bem qualquer assunto, o primeiro passo é se firmar os conceitos que serão utilizados durante todo o seu estudo.
 
Os conceitos apresentados serão utilizados para se entender aContabilidade de Custos. Outras ciências podem trazer conceitos umpouco diferentes paraos itens apresentados à seguir, o que não seráobjeto de discussão. Os conceitos apresentados à seguir serãoconsiderados para fins de estudo da Contabilidade de Custos.
GASTOS:
todo o sacrifício financeiro com que uma empresa arcapara a obtenção de um produto ou serviço qualquer. Em outraspalavras, podemos dizer que tudo o que a empresa adquirir paradentro de suas operações são gastos. Portanto,pode-se dizer queuma empresa tem um gasto com a compra de mercadorias, um gastocom salários, gasto com a compra de uma máquina, entre outrosexemplos.
INVESTIMENTOS:
são os gastos que a empresa faz com itens quefarão parte do seu ativo em função de sua vida útil ou pelosbenefícios futuros que o mesmo pode trazer para as empresas. Acompra de matéria-prima, por exemplo, enquanto estiver noestoqueda empresa é considerado um investimento, pois a empresa esperaobter um retorno futuro com esta matéria-prima. Outro exemplo deinvestimento pode ser dado pela compra de uma máquina que faráparte do processo produtivo da empresa, a qual tem uma vida útillonga e a empresa espera obter benefícios no futuro.
CUSTOS:
são os gastos com bens ou serviços que serão utilizados natransformação de outro bemou serviço. Pode-se dizer que são osgastos que são consumidos no produto ou no serviço prestado pelaempresa. A matéria-prima consumida no processo produtivo é umexemplo de custo. Outro exemplo considerado como custo é a mão-de-obra consumida dentro do processo de produção, o aluguel dafábrica, entre outros.
DESPESAS:
são os gastos com bens ou serviços consumidos diretaou indiretamente para aobtenção de receitas. São os gastos que nãoestão ligados ao processo produto, no caso de uma indústria, nem aoserviço diretamente prestado por uma empresa prestadora deserviços. Normalmente são os gastos relacionados com as áreasadministrativa e comercial de uma empresa. Exemplo: Salário dopessoal administrativo, comissão de vendedores, consumo dematerial de escritório, entre outros.
PERDAS:...
tracking img