Swot unicer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1- Introdução 2
2 - Apresentação da Empresa 3
2.1 - História da Empresa 3
2.2 - Segmentação e Posicionamento 5
2.3 - Produtos Unicer (Marcas) 5
2.4 - Estrutura Accionista do Grupo Unicer 6
2.5 - Estrutura Organizacional 7
2.6 - Valores e Missão 7
2.7 - Quota de Mercado 8
2.8 - Resultados Económicos 8
2.9 - Factores Críticos de Sucesso na Indústria das Bebidas e Refrigerantes10
3 - Análise do Ambiente de Marketing 11
3.1 - Análise Externa (Macroambiente) 11
3.1.1 - Contexto Sócio-Cultural 11
3.1.2 - Contexto Político-Legal 11
3.1.3 - Contexto Económico 11
3.1.4 – Contexto Tecnológico 12
3.2 - Análise Interna (Microambiente) 12
4- SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças) 13
4.1 - Pontos Fortes 13
4.2 - Pontos Fracos 13
4.3 - Oportunidades 13
4.4 –Ameaças 14
5 - Recomendações Estratégicas 14
6 - Conclusão 14
7 - Bibliografia (Fontes) 16
8 - Anexos 17

1- Introdução

Este trabalho, no âmbito da disciplina de Fundamentos de Marketing, tem como objectivo a realização de uma Análise SWOT e o enquadramento desta face à componente teórica leccionada na aula.
A empresa escolhida pelo grupo para servir como objecto de estudo, foi aUnicer, Bebidas e Refrigerantes S.A..
A Análise SWOT é um instrumento invariavelmente utilizado pelas organizações como forma de fazer uma avaliação global das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de uma empresa no que diz respeito ao mercado em que esta está inserida. Num cenário global e sujeito a constantes alterações, os profissionais de marketing precisam de monitorizar seisimportantes forças ambientais: demográfica, económica, sociocultural, natural, tecnológica e político-legal, ou seja, todas aquelas variáveis que podem produzir um impacto relevante sobre o composto do Microambiente.

2 - Apresentação da Empresa

2.1 - História da Empresa

É importante conhecer a história do Grupo Unicer, para melhor perceber como esta chegou a empresa líder de mercado nosector de actividade em que opera.
O trajecto percorrido é longo, tendo a Unicer nascido e crescido para se afirmar como empresa produtora e distribuidora de cervejas e refrigerantes há mais de um século a esta parte. A Unicer – Bebidas de Portugal, SGPS, S.A., como a conhecemos nos dias de hoje, nasceu em 1890 resultado de uma fusão de sete fábricas de cerveja com a designação social de CompanhiaUnião Fabril Portuense das Fábricas de Cerveja e Bebidas Refrigerantes (CUFP). A actividade desta tinha lugar à data da sua origem na Rua do Mello, cidade do Porto, à qual o longo caminho da Unicer está intrinsecamente ligado. Este trajecto comprido e esforçado é hoje compensado e foi feito na sua história por alguns momentos marcantes que importam referir.
O seu crescimento foi feito deforma sustentada e apesar das dificuldades sentidas pela empresa em determinados períodos da sua existência (devido a irregularidades climatéricas e à escassez de recursos chegou mesmo a ter de se abastecer de matéria-prima importada), esta registou um crescimento quase sempre positivo tanto em volume de litros vendidos quanto em termos de facturação, apostando também no lançamento de novos produtos.Note-se, que na década de 30 e ainda sob os efeitos negativos que se fizeram sentir sobre a “Grande Depressão”, a CUFP lança a cerveja Super Bock, o produto da Unicer que ainda hoje detêm maior destaque junto do consumidor.
Em 1940, a Unicer faz 50 anos, uma data assinalável, marcada igualmente por uma aposta crescente na conquista de uma maior quota de mercado na zona Sul, isto quando noNorte já eram líderes. Era cada vez maior a preponderância da Unicer no mercado das cervejas e refrigerantes. Nos anos 50, esta tinha sido já responsável pelo lançamento de marcas que não só a Super Bock como a Cristal e as já extintas Zirta, Invicta Cola, Invicta Negra e Além-Mar (inclusive a Nevália que viu o seu ciclo de vida reduzido ao período da 2ª Guerra Mundial como tentativa de preservar...
tracking img