Marketing unicer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing I

2010/2011

Índice

Introdução 3
História 4
Missão, Visão e Objectivos 5
Missão 5
Visão 5
Objectivos 6
Filosofia de Gestão e Marketing 7
Filosofia de gestão 7
Filosofia de Marketing 8
Análise do ambiente contextual e transaccional 9
Análise interna da empresa 10
Análise SWOT 11
Mercado 12
Portefólio de Produtos 15
Caracterização do consumidor 17Processo de compra 17
Segmentos de mercado 17
Processo de criação de valor para o cliente 18
Estratégia de marketing: posicionamento e targeting 18
Conclusão 19
Bibliografia 20

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Marketing I, consistiu na apresentação escrita das várias fazes ao longo do semestre e com a entrega final no dia 16 de Dezembro de 2010.Desde o princípio a empresa Unicer foi a nossa escolha prioritária devido á sua vasta gama de produtos influente no mercado e á sua participação através mesmos em diversas actividades e eventos, como é o caso do festival Super Bock Super Rock.
O trabalho encontra-se dividido em capítulos segundo uma ordem lógica para um maior e melhor entendimento da caracterização e do percurso da empresa.
Aempresa existe há já 120 anos, através da Companhia União Fabril Portuense das Fábricas de Cerveja e Bebidas Refrigerantes (CUFP), sendo muita a informação sobre o seu percurso no mercado o que nos levou a ter que resumir e seleccionar muita dessa informação de modo a ir de encontro aos critérios do trabalho.
Desde o seu aparecimento a empresa foi evoluindo de forma extraordinária tanto a nívelda sua posição no mercado como na qualidade dos seus produtos tornando-se na maior empresa do sector das bebidas em Portugal.

História

* 7 de Março de 1890 - É constituída por escritura, na cidade do Porto, a Companhia União Fabril Portuense das Fábricas de Cerveja e Bebidas Refrigerantes, que se popularizou através da sigla CUFP.
* 1917 - Foi registada a marca Super Bock.
*1964 - Construção da nova unidade da Via Norte, em Leça do Balio inaugurada em Setembro.
* 1977 - Por fusão da CUFP (Companhia União Fabril Portuense das Fábricas de Cerveja e Bebidas Refrigerantes), Copeja (Companhia Portuguesa de Cervejas, SARL - em Santarém), e Imperial (fábrica de Cerveja em Loulé) é constituída a Unicer - União Cervejeira, E.P.
* Década de 80 - Em 1989 tem inicio aprimeira fase de privatização da Unicer.
Conquista da liderança no mercado.
* 28 de Junho de 1990 - A Unicer - União Cervejeira, S.A. - fica entregue totalmente ao sector privado, tornando-se a primeira empresa portuguesa a ser privatizada.
* 1 de Janeiro de 2001 - A Unicer sofreu mais uma evolução, passando a designar-se por Unicer - Bebidas de Portugal, S.A. Com esta mudança pretendeu,definitivamente, afirmar-se como uma empresa de bebidas - a única a operar nos cinco segmentos do mercado de bebidas em Portugal.
* 2002 - Aquisição do Grupo Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas (VMPS) e da totalidade da Caféeira.
* 2006 - Definição das novas linhas de orientação estratégica da Empresa. Uma focalização nos negócios das cervejas e das águas, a consolidação do bom desempenhointernacional, uma cultura focalizada nos resultados e a simplificação da estrutura organizacional da Empresa.
 

Missão, Visão e Objectivos
Missão
“Temos como missão contribuir para a satisfação dos consumidores de bebidas, disponibilizando o que necessitam e preferem, criando valor e fazendo melhor que a concorrência.”
Fonte: Unicer

A missão caracteriza o objectivo fundamental daempresa, transmite a razão de ser da organização e a sua filosofia básica. É a partir da missão que serão estabelecidos os objectivos específicos e só uma clara definição da missão torna possíveis objectivos claros e realísticos.
Nesta declaração de missão estão presentes todos os elementos básicos e comuns numa declaração de missão. Está presente a finalidade da empresa que é contribuir para a...
tracking img