Analise do eva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VI SEMEAD
FINANÇAS

Título do Trabalho: Análise do EVA® como instrumento de gestão

1. INTRODUÇÃO

Num momento em que a competitividade acirrada impera em todos os setores da economia, o direcionamento dos escassos recursos disponíveis por parte dos gestores aos seus usos mais promissores e produtivos é de suma importância para a sobrevivência e sucesso da organização;. Além disso, háuma exigência crescente dos agentes financiadores por uma transparência ímpar das organizações. Assim sendo, a compreensão e o emprego do conceito de Economic Value Added (EVA®), como ferramenta de análise e medida de desempenho, assiste a empresa no que se refere à promoção da meritocracia e da transparência, à convergência entre os interesses dos executivos e dos acionistas e, principalmente, àmaximização da riqueza dos acionistas, que é o objetivo principal da administração.

Desse modo, o presente estudo tem como intento esclarecer todas as características do conceito de EVA®, comparando-o com outros instrumentos de gestão comumente empregados, além da verificação do processo de geração/destruição de valor no setor petroquímico brasileiro.

2. O EVA® COMO INSTRUMENTO DE GESTÃOO EVA®, ou Economic Value Added (Valor Econômico Agregado), é um conceito desenvolvido pela consultoria Stern Stewart & Co. no início da década de 80 que se baseia na idéia de lucro econômico (lucro residual). Este conceito afirma que lucro só existe após a remuneração do capital empregado pelo seu custo de oportunidade.O EVA® é uma medida de desempenho que considera todos os custos de operação,inclusive os de oportunidade. De uma maneira simples, ele é o resultado operacional depois de impostos da empresa, menos o encargo pelo uso do capital fornecido por terceiros e por acionistas; mede o quanto foi gerado em excesso ao retorno mínimo requerido pelos fornecedores de capital da empresa (terceiros e acionistas).

As quatro principais características que o tornam melhor do que asmétricas tradicionais:

1- É uma medida completa – o EVA® é superior a medidas tradicionais de lucro (como lucro líquido, EBIT , EBITDA , etc.), pois contrapõe corretamente o capital investido para gerar lucro, considerando todos os custos, inclusive o custo do capital de acionistas;

2- É um valor absoluto, e não percentual – investidores estão interessados em ganhos absolutos e não percentuais:ganha-se mais com um retorno de 10% sobre um capital investido de $ 1.000 do que um retorno de 100% sobre um capital investido de $ 100. Neste sentido, o EVA® é superior a medidas de retorno;

3- O EVA® pode ser acompanhado período a período ao longo do tempo – ao contrário do que ocorre com o fluxo de caixa descontado, o fato do EVA® “casar” os investimentos com os benefícios que eles geram o tornacomparável entre períodos; e

4- O EVA® minimiza distorções contábeis – os ajustes realizados no cálculo do EVA® corrigem diversas distorções que existem na contabilidade tradicional: resultado não-operacional, amortização de ágio, etc..

2.1 Peculiaridades no Cálculo do EVA®

Conforme esclarece STEWART (1991), há uma série de outras peculiaridades contábeis que devem ser observadas quandodo cálculo do EVA®, pela metodologia da Stern Stewart & Co., como por exemplo:

a) Ajuste de Leasing Operacional – os leasings operacionais são tratados como os leasings financeiros. O ajuste consiste em trazer os pagamentos do leasing a valor presente pelo custo da dívida embutido no contrato (o valor obtido deve ser o valor do bem à vista) e incluir este valor no Capital da empresa. Quando docálculo do Lucro Operacional Líquido Após os Impostos, ou Net Operating Profit After Taxes (NOPAT), retira-se do pagamento do leasing a porção referente aos juros, deixando apenas a porção referente à depreciação.

b) Regime de Caixa – a metodologia EVA® reconhece o valor caixa realmente perdido pelos acionistas na data em que esta perda ocorre, e não no momento da provisão. Desta maneira a...
tracking img