Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS CINZAS

O que é sustentabilidade?

Um projeto sustentável, por definição, é aquele capaz de proporcionar benefícios na forma de conforto, satisfação e qualidade de vida, sem comprometer a infra-estrutura presente e futura dos insumos, gerando o mínimo possível de impacto no meio-ambiente e alcançando o máximo possível deautonomia. Na prática temos vários recursos já disponíveis ao público em geral na forma de produtos e sistemas que espelham esta filosofia e nos próximos artigos estaremos debatendo as maneiras práticas de utilização no dia-a-dia da arquitetura.

O que são águas cinzas?
As águas cinzas são aquelas derivadas dos chuveiros, lavatórios de banheiro, banheiras, tanques, máquinas de lavar roupas elavagem de autos, sejam de uso doméstico ou comercial. Estas águas podem, e devem ser utilizadas, o que proporciona economia financeira e de recursos naturais. O reuso da água traz benefícios para quem o utiliza e para toda a sociedade. 


Sistema de reuso das águas cinzas


O reuso consiste na utilização da água mais de uma vez, partindo do principio de sempre reutilizar essa água com aqualidade mínima requerida pelos padrões e normas sanitárias. Neste artigo, abordam-se os mecanismos que envolvem o reuso das águas servidas, mais especificamente as águas cinzas, apresentando as normas e diretrizes, projeto e aplicação na construção.As águas servidas são as águas que já foram usadas nas atividades humanas e podem ser classificadas como águas negras e águas cinzas.
[pic]Figura 1 – Águas negras e Águas cinzas (Fonte: TÉCHNE Ed. 98 ano 13 maio de 2005)
As águas negras são aquelas provenientes do vaso sanitário e da pia e da cozinha, ou seja, águas ricas em matéria organiza e bactérias com potencial patogênico.
Águas cinzas são aquelas provenientes do chuveiro, banheira, lavatório de banheiro e maquina de lavar roupa. Essas águas são ricas em sabão, sólidossuspensos e matéria orgânica (cabelo, sangue) e podem possuir pequenas quantidades de bactérias.
Pode-se fazer a mistura das duas águas, as cinzas e as negras, e realizar o reuso, mas não é o aconselhável, já que as águas negras são ricas em matéria orgânica e bactérias patogênicas, que necessitam de tratamentos de água muito específicos e controlados. Além disso, as águas negras contém grandeconcentração de gordura, que é uma substancia que causa entupimento dos filtros e mau cheiro. Por esses motivos, o tratamento das águas cinzas acaba sendo mais fácil, prático, barato e seguro.

Normas e diretrizes

O Brasil ainda é carente de normas e diretrizes que definam plenamente os conceitos, parâmetros e restrições ao reuso das águas servidas em residências, industrias e comercio. Noentanto, pode-se extrair alguns parâmetros das normas fornecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A NBR 13969, no item que trata do reuso local, afirma que: “No caso do esgoto de origem essencialmente domestica ou com características similares, o esgoto tratado deve ser reutilizado para fins que exigem qualidade da água não potável, mas sanitariamente segura, tais como irrigaçãodos jardins, lavagem dos pisos e dos veículos automotivos, na descarga dos vasos sanitários, na manutenção paisagística dos lagos e canais com água, na irrigação dos campos agrícolas e pastagens”. A mesma norma chega a fornecer uma classificação para o reuso baseado na qualidade requerida.

[pic]
Figura 2 – Tabela de classificação e reusos previstos (Fonte: TÉCHNE Ed. 98 ano 13 maio de 2005)Vários países processam estudos sistemáticos sobre o reaproveitamento das águas cinzas, mas poucos possuem uma legislação com aplicações praticas para a população. Os Estados Unidos possuem uma vasta rede de informação sobre o assunto e a matéria foi normalizada em vários Estados. Em geral, as normas americanas direcionam o aproveitamento das águas cinzas prioritariamente para a irrigação...
tracking img