Ciclo de krebs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO CICLO DE KREBS E FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA
1. Que classe de biomoléculas pode ser utilizada para a produção de ATP em anaerobiose? E em aerobiose?Em anaerobiose, somente os carboidratospodem ser utilizados como combustíveis para a produção de ATP, enquanto que, em aerobiose, tanto carboidratos, quanto lipídeos e proteínas podem ser oxidados para a produção de energia.
2. Quais sãoas vias metabólicas do metabolismo oxidativo (aeróbico)?O metabolismo aeróbico de carboidratos inicia-se com a glicólise, e é seguido pelas vias específicas do metabolismo aeróbico, que são o ciclode Krebs e a fosforilação oxidativa.
3. Qual o papel da mitocôndria na célula?A mitocôndria é a usina de força da célula. É nela que é produzido grande parte do ATP celular pelas vias do metabolismoaeróbico (ciclo de Kresbs, transporte de elétrons e fosforilação oxidadtiva).
4. Descreva a morfologia da mitocôndria: A mitocôndria é uma organela celular de formato ovalado e apresenta duasmembranas, uma externa e lisa, e uma interna e cheia de invaginações denominadas cristas mitocondriais. A membrana interna divide a mitocôndria em dois compartimentos, o espaço intermembrana e a matrizmitocondrial.
5. Uma célula que não contenha mitocôndrias apresenta metabolismo aeróbico?Não, sem mitocôndria não há metabolismo aeróbico!
6. Cite exemplo de uma célula que não contém mitocôndria: Osglóbulos vermelhos do sangue (hemácias) têm como função transportar oxigênio e não possuem mitocôndrias, ou seja, assim essas células não consomem o oxigênio que devem transportar. Portanto, para obterenergia, as hemácias realizam o tempo todo metabolismo anaeróbico (fazem fermentação láctica o tempo todo).
7. Qual o destino do piruvato em aerobiose?Em aerobiose, o piruvato é transportado para amitocôndria, onde será completamente degradado. Inicialmente, o piruvato sofre uma descarboxilação, gerando acetil-CoA, o qual entra no ciclo de Krebs para a produção de energia (lembrar que os NADH e...
tracking img