Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

I - Resumo................................................................................Página 05
II - Introdução...........................................................................Página 06
III - Sustentabilidade x Empresa...............................................Página 07
IV -Objetivo..............................................................................Página 09
V - Conclusão..........................................................................Página 10
VI - Considerações Finais........................................................Página 11
VII – Referências Bibliográficas................................................Página 12

I - RESUMO

Nem todas as pessoas sabem o que significa a palavra sustentabilidade, muito menos o assunto aque isso se refere.
Todos sabemos como o meio ambiente sofre, mas somente uma minoria faz algo para reverter a situação.
A InerfaceFLOR através de um belo trabalho de sustentabilidade, mostrou como é possível se tornar uma empresa totalmente sustentável e ser a líder dentro do seu segmento.
Através de mudanças na fabricação dos carpetes, a empresa conseguiu reduzir o desperdício utilizandodiversos tipos de recursos, economizando assim, milhões de dólares, e consequentemente, aumentando o investimento em pesquisas e desenvolvimento de novos processos de gestão sustentável de negócios.



II - INTRODUÇÃO

Para a maioria das pessoas, "desenvolvimento" ainda significa "crescimento econômico". No entanto, o "desenvolvimento" tem obrigatoriamente que integrar outros aspectos tais como obem-estar social e a qualidade ambiental, sob risco de se esgotar os recursos naturais que permitem o crescimento econômico. No futuro, se destruirmos os recursos naturais de que dispomos, o crescimento econômico deixará de existir. Por exemplo, sem petróleo, carvão, gás natural, entre outros, a sociedade não consegue garantir a energia para a sua atividade econômica. Sem solo fértil e águalimpa, não é possível produzir alimentos e recursos florestais essenciais à sobrevivência. Ou seja, não se preocupar com o meio ambiente significa colocar em risco não apenas o crescimento econômico, mas também a sobrevivência de toda e qualquer espécie de vida.
Para tratar desse assunto, falaremos sobre a empresa InterfaceFLOR. Maior fabricante de carpetes modulares do mundo, decidiu mudar suamaneira de fazer negócios. Sensibilizado com os problemas ambientais, seu presidente, Ray Anderson, implantou na companhia um processo de gestão sustentável que incluiu diversas mudanças. Ao repensar como os produtos são concebidos, manufaturados, distribuídos, instalados e recuperados, a InterfaceFLOR tornou-se um símbolo do movimento pelo desenvolvimento sustentável e provou que, empresas podem sercompetitivas, trabalhando de forma responsável do ponto de vista social e ambiental, e ainda transformar gastos em lucros.

III - SUSTENTABILIDADE X EMPRESA

A partir dos anos 70 e com ênfase maior nos anos 80, os problemas ambientais passaram a fazer parte do nosso cotidiano.
A emissão de gases poluentes que provocam o efeito estufa, o excessivo consumo de energia e água, a não reciclagem dematéria-prima, são alguns dos maiores problemas que atingem o meio ambiente.
Além dos problemas acima descritos, a não conscientização das pessoas e a prioridade que a maioria das empresas dão em busca do lucro sem se importar com a degradação do meio ambiente, não podem ser ignorados.
A InterfaceFLOR é uma das exceções quanto a essa regra.
Segundo Ray Anderson, presidente da InterfaceFLOR, “foi uma epifania que ajudou a InterfaceFLOR a compreender que nosso futuro, o futuro de nossos negócios e de toda a indústria, deve ser sustentável.
A revisão que fizemos na metade do caminho, mudou o curso de nossa empresa. A medida em que os carpetes modulares e a sustentabilidade se converteram em norma, nos demos conta que em moldando o futuro, mudamos continuamente o presente.
Mudar nossa...
tracking img