Sobre grupos e equipes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Formação dos grupos, sua transformação em equipe.

Indaiatuba, 25 de maio de 2011

Formação dos grupos, sua transformação em equipe.

Integrantes


Trabalho realizado por alunos do primeiro
Semestre do Curso de tecnologia
de recursos humanos da faculdade
Anhanguera
Solicitado pela professoraMirian para
Disciplina de desenvolvimento organizacional  

Grupo x Equipe

Diferenças:
Grupo é o conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral ,produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma equipe.
Equipe é expressa basicamente pelo alto grau de participação eenvolvimento dos componentes do grupo em torno de objetivos comuns. O objetivo é a própria essência do grupo. No trabalho na equipe, todos sabem a importância e responsabilidades de suas funções, bem como, as atividades desempenhadas por outros, podendo substitui-los em caso de necessidades; para tanto se faz necessário uma grande interação entre os componentes.
“Toda equipe é um grupo, mas nemtodo grupo é uma equipe”.
Na equipe as coisas são um tanto diferente na comparação com os grupos. Além de ter seus membros voltados para os mesmos objetivos com papeis e funções bem definidas, possuem uma serie de fatores positivos que a distinguem do grupo e garantem a obtenção de excelentes resultados com muita sinergia e criatividade.Na equipe existe uma transparência muito grande entre todos, ninguém esconde o jogo, cada um sabe o que outro penso sobre os assuntos do trabalho, mas tudo de forma muito construtiva! Além disso, o nível mutua colaboração é ótimo, trabalham realmente em um time, cada um pode contar com o outro, que espontaneamente e prazerosamente se dispõe a dar o apoio e ajuda quandonecessário. Nesse ambiente tão bom não quer dizer que não existam conflitos, eles fazem parte do relacionamento humano e se tornam ate fatos de crescimento se forem trabalhados através do debate conduzido da maneira certa e na hora certa, é isto que acontece na equipe, as lideranças não são distante, atuam próximas e em conjunto com todos os seus membros que participam ativamente numa ricainteração entre todos, favorecendo assim a criatividade e aumentando o comportamento mutuo.
A transformação
O grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção a sua própria forma de operar e procurar resolver os problemas que afetam o seu funcionamento; A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e o alcance das metas ,osrespeitos aos princípios da equipe a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no alcance dos resultados na equipe deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. E isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho em equipe.

Saiba quais os 10 principais erros no trabalho em equipeEspecialistas apontam atitudes que devem ser evitadas na hora de atuar em grupo
Cada vez mais o mercado de trabalho exige dos profissionais facilidades para trabalhar em equipe. Ocorre que em boa parte dos casos o sucesso no desempenho dessas tarefas esbarra na falta de bom-senso e de limites entre o que pode ou não ser feito ou dito. O Universia conversou com especialistas de carreira que listaramalgumas atitudes imperdoáveis no relacionamento diário de uma equipe. Elas poderão ajudá-lo a não sofrer as consequências de uma piada fora de hora ou do mau-humor de um membro da turma.
» Confira os 10 erros que você não pode cometer na sua carreira
Fazer fofoca de colegas ausentes
"Falar dos outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a...
tracking img