Resenha sobre grupos e equipes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROBBINS, S.P. (2005). Capítulo 8: Fundamentos do Comportamento em Grupo. In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall
ROBBINS, S.P. (2005). Capítulo 9: Compreendendo as equipes de trabalho. In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall


Resenhado por:
Luciana Ponte Carvalho – 04/33811
Universidade de Brasília
Psicologia Aplicada à Administração


Umgrupo pode ser definido como dois ou mais indivíduos reunidos e com um objetivo em comum. Podem ser formais ou informais, sendo os formais os grupos definidos pela estrutura da organização, nos quais se estipula o comportamento das pessoas em função das metas organizacionais. Já os grupos informais são alianças estruturadas naturalmente dentro do ambiente de trabalho.
Um grupo de comando éditado pela organização formal e determinado pelo organograma da organização e é composto por pessoas que se reportam diretamente a um executivo.
Um grupo de tarefa, também determinado pela organização, é formado por pessoas que se reúnem para realizar uma tarefa qualquer. Todos os grupos de comando são grupos de tarefa, mas nem todos os grupos de tarefa são grupos de comando. Os grupos detarefa podem ultrapassar relações de comando.
Um grupo de interesse acontece informalmente, quando os funcionários decidem se reunir para atingir um objetivo comum e lutar por interesses comuns, como melhores condições de trabalho, por exemplo.
Os grupos de amizades são também informais e acontecem entre pessoas que possuem características em comum, geralmente extrapolando oambiente de trabalho. Os grupos informais satisfazem as necessidades sociais de seus membros e afetam seu comportamento e desempenho.
Os grupos geralmente evoluem de acordo com uma seqüência padronizada denominada modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, que são: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção. O estágio da formação se caracteriza por incerteza sobre ospropósitos do grupo, sua estrutura e liderança. O estágio da tormenta é o dos conflitos no grupo. Após esse estágio, há uma hierarquia definida de liderança. O estágio de normalização é aquele em que se desenvolvem os relacionamentos mais próximos, com forte sentido de camaradagem. Se completa quando a estrutura do grupo se solidifica e tem definido um conjunto de expectativas sobre o comportamentoadequado de seus membros. O quarto estágio é o do desempenho, quando há transferência da energia, antes gasta nas atividades dos estágios anteriores, para a realização da tarefa. Para os grupos temporários, existe o estágio da interrupção, quando o grupo se prepara para sua dissolução. Não são todos os grupos que seguem os cinco estágios de desenvolvimento, mas muitas pessoas acreditam que ogrupo se torna mais eficaz à medida que passa pelos quatro primeiros estágios de desenvolvimento.
Grupos temporários com prazos definidos geralmente não seguem o modelo descrito anteriormente. Existe, nesse caso, uma outra seqüência de ações, chamado de modelo de equilíbrio pontuado. Segundo o autor, esse modelo mostra os grupos exibindo longos períodos de inércia interrompidos por brevesmomentos revolucionários, com mudanças disparadas principalmente pela consciência dos seus membros em relação à limitação do tempo.
Os grupos de trabalho possuem variáveis estruturais que modelam o comportamento de seus membros, tornando possível a previsão de comportamentos e de desempenho nas tarefas. São elas: os papéis, as normas, o status, o tamanho do grupo e o seu grau de coesão.Cada pessoa possui um papel em um grupo, que é determinado por um conjunto de padrões comportamentais esperados de alguém em determinada posição. Cada pessoa desempenha diversos papéis e varia seu comportamento de acordo com eles. Os comportamentos e atitudes efetivos consistentes com um papel criam a identidade do papel. A percepção do papel é a visão que se tem sobre como se deve agir em uma...
tracking img