Comportamento organizacional - grupos e equipes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TRABALHAR EM GRUPO OU TRABALHAR EM EQUIPE.

Segundo Idalberto Chiavenato, com todas as mudanças organizacionais que estão ocorrendo na grande maioria das empresas, seja por programas de qualidade total, desenvolvimento organizacional, reengenharia, downsizing e coisas do gênero, o certo é que está havendo uma forte tendência para o fortalecimento de grupos e de equipes de trabalho emdetrimento do antigo enfoque formal, departamental ou divisional que existia nas empresas.
O novo ambiente de trabalho procura privilegiar a mudança e adaptação e, principalmente o desempenho excelente. E como as empresas estão à luta para maior produtividade, qualidade total, satisfação do cliente, o certo é que elas estão buscando novos e criativos meios para utilizar os grupos e equipes de pessoascomo a base fundamental para a melhoria do desempenho.
Na realidade, os conceitos de grupo e de equipe representam hoje um dos aspectos mais importantes na melhoria da produtividade e da qualidade de vida das pessoas no trabalho.
No passado, prevaleceu por longas décadas, a noção de que os indivíduos constituíam o elemento básico na construção dos blocos organizacionais. O tempo, a experiência eos resultados serviram para descartar essa noção míope e errônea e as empresas mais avançadas passaram a redesenhar os seus processos organizacionais construídos sobre e ao redor de indivíduos e remodelando-os inteiramente ao nível de grupos de trabalho. Um grande número de empresas está migrando rápida e definitivamente nessa direção: a idéia é sair do nível do átomo ou da molécula e passar aselecionar grupos - e não mais indivíduos, - treinar grupos, remunerar grupos, promover grupos, liderar grupos, motivar grupos, e uma enorme extensão de atividades organizacionais no sentido de utilizar não mais as pessoas de maneira confinada e isolada, mas grupos de trabalho atuando coesa e conjuntamente. Chegou, portanto, a hora de levar os grupos e equipes de trabalho a sério.

2.1.GRUPO DE TRABALHO EM UMA ORGANIZAÇÃO.
Um grupo pode ser definido como um conjunto de duas ou mais pessoas que trabalham juntas para alcançar um ou mais objetivos comuns. Neste sentido, um grupo é muito mais do que um simples conjunto de pessoas, pois seus membros consideram-se mutuamente dependentes para alcançar seus objetivos, e eles interagem uns com os outros regularmente para alcançar osobjetivos no decorrer do tempo. Obviamente, por trás disso, os gerentes estão participando e liderando as atividades de muitos e diferentes grupos em suas empresas.
Os grupos permitem à organização alavancar o ganho de resultados no cumprimento de importantes tarefas, especialmente quando sob as seguintes condições:
1. Os grupos são melhores quando não requerem nenhuma especialização individual.
2. Osgrupos são melhores para tarefas complexas que podem ser subdivididas.
3. Os grupos são melhores quando o risco é desejável.

1.1.1. Poder e influência dos grupos
Fundamentalmente, existe um jogo de papéis que podem ser influenciados tanto pelos traços de personalidade quanto pelo tipo de tarefa a ser cumprida. A correta percepção sobre aspirações de outros pode levar a condutas querepercutem positivamente na consecução dos objetivos organizacionais.
Entretanto sempre haverá uma dinâmica própria do poder que é a contradição entre mudanças e resistência à mudança. E é necessário saber lidar com elas. A resistência será tanto maior quanto for a diferença de informação que existir entre os membros do grupo e tanto menor quanto fora ameaça de sobrevivência do grupo e mais fácil seráquando os objetivos individuais se realizarem por meio desse grupo. Quanto mais coeso o grupo mais poder ele exercerá sobre os demais e maior será suas resistência interna a mudanças no próprio grupo.
Uma das características dos grupos em relação ao poder é que ele é exercido de forma desigual entre seus membros. Vai existir um núcleo central que detém maior poder, que vai se diluindo a medida...
tracking img